Política

Com mais um voto, resultado sobre o marco temporal segue indefinido; entenda

Carlos Moura / SCO / STF
Ministro André Mendonça votou a favor da tese em deixou tudo empatado no julgamento do STF  |   Bnews - Divulgação Carlos Moura / SCO / STF

Publicado em 31/08/2023, às 06h52   Cadastrado por Tácio Caldas


FacebookTwitterWhatsApp

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) estiveram reunidos para dar seguimento ao julgamento do marco temporal, na última quarta-feira (30). Neste encontro, o ministro André Mendonça proferiu o seu voto e deixou a decisão empatada em dois votos a dois. Faltando sete ministros se posicionarem, a votação seguirá nesta quinta-feira (31).

Para acompanhar e pressionar contra uma decisão favorável ao marco temporal, um grupo de indígenas se dirigiu para Brasília. De acordo com a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), cerca de 650 pessoas se direcionaram ao local para acompanhar a retomada do julgamento.

Apesar de já ter definido o seu voto, Mendonça ainda vai concluir a leitura do seu voto nesta quinta (31). Outro ministro que já havia votado a favor do marco temporal foi o ministro Nunes Marques. Vale lembrar que a tese em discussão estabelece que os povos indígenas só podem reivindicar terras que ocupavam à época da promulgação da Constituição de 1988. Edson Fachin e Alexandre de Moraes votam contra a aprovação do marco temporal.

Assista ao Radar BNews da última quarta-feira (30):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp