Política
A decisão do Congresso Nacional de barrar o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) para operações de crédito desencadeou uma onda de críticas nas redes sociais, acirrando o embate entre governo, oposição e lideranças do Legislativo.
Acusado de atender aos interesses dos mais ricos, o Legislativo passou a ser alvo de uma forte onda de críticas nas redes sociais, com expressões como “Congresso inimigo do povo” e “Congresso da mamata”. Além disso, há vídeos criados com inteligência artificial (IA), com destaque para o personagem digital “Hugo Nem Se Importa”, associado ao presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos).
No vídeo, o avatar afirma: “Fala, meu povo escravo do trampo. Aqui quem fala é o deputado Hugo Nem Se Importa. Agora é hora do jantar de luxo. E quem paga a conta? Vocês. Relaxa, galera. Podem comer e beber à vontade. Reembolso é para isso mesmo, para degustar o suor do povo.”
Em outro vídeo, o personagem entorna uma garrafa de whisky, imitando um gesto recente do próprio parlamentar, e afirma: “Relaxa, Brasil. Amanhã essa garrafa vira nota fiscal.”
@toccacelli2 HUGO NEM SE IMPORTA COM O POVO É O PIOR CONGRESSO DA HISTÓRIA. SAIBAM VOCÊS QUE 2026 ESTÁ CHEGANDO. VAMOS VOTAR EM LULA, PT E DEMAIS POLÍTICOS PROGRESSISTAS. JOGUEM NO LIXO O CENTRÃO. #metro #lula #LULA #fyp #SINDICATO #bolsonaro ♬ som original - REINALDO T.C
O movimento começou no último dia 25, após o Congresso derrubar a toque de caixa a medida do governo federal que aumentava o IOF. A decisão, interpretada por parte da população como um favorecimento aos mais ricos, provocou reações em massa nas redes sociais, especialmente no X (antigo Twitter), onde vídeos gerados por inteligência artificial e expressões como “Congresso inimigo do povo” e “Hugo nem se importa” passaram a figurar entre os assuntos mais comentados.
Nas redes sociais, o presidente da Câmara tem sido duramente acusado de ignorar os interesses da população, contribuindo para o desgaste da imagem do Legislativo. Em Portugal, Motta chegou a evitar a imprensa durante o 13º Fórum Jurídico de Lisboa, saindo pela porta dos fundos da Universidade de Lisboa. Apesar de sua equipe ter confirmado uma coletiva, jornalistas foram deixados esperando.
Em Salvador, Lula disse que respeita o papel do Congresso, mas destacou que também cabe ao Executivo exercer suas prerrogativas: "Cada macaco no seu galho. Ele legisla e é o governo, sabe? Eu mando um projeto de lei, eles podem vetar, podem aprovar ou não. Se eu vetar, eles podem derrubar meu veto. E se eu não gostar, eu vou ao Poder Judiciário. Ora, qual é o erro nisso?", afirmou o presidente.
No X, antigo Twitter, na manhã desta sexta-feira (4), os Trending Topics ainda refletiam o clima de insatisfação: “HUGO MOTTA” aparecia com mais de 174 mil menções, enquanto “AGORA É A VEZ DO POVO” liderava com 279 mil postagens. Outros termos, como “TAXAÇÃO DOS SUPER RICOS” (68,1 mil), “NÃO VAMOS RECUAR” (25,8 mil), “CONGRESSO DA MAMATA” (292 mil) e o próprio “HUGO NEM SE IMPORTA” (23,6 mil), reforçavam a mobilização digital que vem crescendo desde o revés na proposta tributária.
Na noite desta quinta-feira (3), uma reportagem de quase sete minutos exibida pelo Jornal Nacional, na TV Globo, considerada a maior emissora do país, aumentou a pressão nas redes sociais. A reportagem ouviu Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central, que criticou o aumento do imposto, apontando seu caráter regressivo.
O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos), reagiu aos ataques dizendo que a polarização prejudica o país e reforçou que a decisão de barrar o IOF foi ampla. Já a ministra Gleisi Hoffmann (PT) e o líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), pediram respeito e moderação nas redes. O líder do governo no Senado, Randolfe Rodrigues (PT), negou que os ataques partiram do governo.
🚨BRASIL: A TV Globo é acusada de usar o Jornal Nacional para defender o Congresso Nacional após críticas pela derrubada do IOF.
— CHOQUEI (@choquei) July 4, 2025
As tags ‘AGORA É A VEZ DO POVO’,
‘CONGRESSO INIMIGO DO POVO’
e ‘CONGRESSO DA MAMATA’ estão nos assuntos mais comentados. pic.twitter.com/ig8lA1yyIF
Em contraponto, líderes da oposição como Rogério Marinho e Zucco, ambos do PL, acusaram o governo e o PT de incentivar confrontos com uso de inteligência artificial e retórica divisiva. O cientista político Carlos Pereira afirmou que, no presidencialismo, a responsabilidade pela gestão econômica recai principalmente sobre o Executivo, criticando a tentativa de transferir essa responsabilidade ao Congresso.
Quantas vezes você viu o Jornal Nacional pedir "moderação" nos ataques ao governo? Quantas vezes você ouviu a Globo dizendo que críticas ao governo causam "preocupação"?
— Pensar a História (@historia_pensar) July 4, 2025
Nunca vimos isso. Nenhuma vez. Pelo contrário. A própria Globo se dedica a atacar o poder executivo… pic.twitter.com/egKknoIJa9
Gente! O Jornal Nacional (#JornalNacional) tá dizendo que nossos vídeos de IA de PROTESTO estão irritando Hugo Motta e causando “instabilidade” nos poderes
— Cássio Oliveira (@cassioolivveira) July 4, 2025
Fiz um vídeo IA de PROTESTO. Não compartilhem! A Globo e a Faria Lima não gostam.
HUGO NEM SE IMPORTA #CONGRESSODAMAMATA pic.twitter.com/3pG333Wmba
A Rede Globo historicamente odeia qualquer tentativa de avançar direitos trabalhistas e sociais no Brasil.
— Análise Política 2 (@analise2025) July 4, 2025
- Foram contra a criação do 13⁰
- Foram contra o Estatuto do Trabalhador Rural
- Defenderam o golpe de 1964
- Apoiaram Collor em 1989
- Defenderam Sérgio Moro
- E agora… pic.twitter.com/SHo8FV333S
Aqui está o resumo do Jornal Nacional em 8 segundos. Sentiram muito! A Globo está tão queimada, que se continuarem assim até os bolsominions começarão a curtir as nossas críticas a esse jornalismo porta-voz dos ricos!
— Vinicios Betiol (@vinicios_betiol) July 4, 2025
CONGRESSO DA MAMATA! pic.twitter.com/3XzptuOuIt
Então quando em 2013 aquela turba invadiu as ruas, a @GloboNews e a mídia transmitiram ao vivo cada ato da Intentona golpista valia, mas agora com a Denúncia do CONGRESSO DA MAMATA que defende Ricos e quer congelar salário Minimo, a Globo acha que é "antidemocrático" ? pic.twitter.com/16d8t93EYL
— Luiz Müller (@luizmuller) July 3, 2025
Difícil saber onde termina o jornalismo e começa o interesse da Globo. Botar Arminio Fraga no Jornal Nacional pra falar de IOF diz muito sobre o modelo econômico que eles defendem.
— Bruno Guzzo® (@BrunoGuzz0) July 4, 2025
AGORA É A VEZ DO POVO
CONGRESSO INIMIGO DO POVO pic.twitter.com/cEa0QUDmE9
Globo tá falando pra gente parar de protestar contra o Congresso…
— Pensei (@eusigo12) July 3, 2025
o economista que a globo coloca pra criticar as medidas do governo 🤡 #jornalnacional pic.twitter.com/wLhiiIYZ2y
— trufa (@trufadecuscuz) July 4, 2025
O que vocês assistiram hoje no JN é basicamente um remember de como começaram as jornadas de Junho de 2013. Primeiro o JN mentiu e atacou os manifestantes. Depois o JN começou a controlar a narrativa e passou a convocar o povo contra a Dilma e o PT.
— Engenheiro humanista ⭐️🚩 (@enghumanista) July 4, 2025
A Globo é o olho de Sauron. pic.twitter.com/hC2Y8JWQf5
O JN fez uma matéria de 10 minutos cuja tese central foi silenciar o povo pobre e trabalhador que se manifesta politicamente nas redes sociais. A implicação óbvia é que, para o jornalismo da Globo, o pobre deve se manter calado e trabalhar até morrer.
— Engenheiro humanista ⭐️🚩 (@enghumanista) July 4, 2025
JN QUER CALAR OS POBRES
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato