Política

Congresso Nacional fica laranja por motivo surpreendente

Foto: Divulgação/Senado Federal
O Congresso Nacional ganhou iluminação na cor laranja nesta segunda-feira (20) em apoio às ações de combate ao abate de jumentos.  |   Bnews - Divulgação Foto: Divulgação/Senado Federal

Publicado em 20/06/2022, às 17h43   Redação Bnews


FacebookTwitterWhatsApp

O Congresso Nacional ganhou iluminação na cor laranja nesta segunda-feira (20) em apoio às ações de combate ao abate de jumentos. A inicativa é do deputado Ricardo Izar (Republicanos-SP).

Os asnos correm risco de extinção para atender à demanda internacional por um produto chamado ejiao, produzido a partir do colágeno da pele de jumentos. Esse tipo de comércio implica captura, transporte irregular, confinamento e abate para exportação da pele.

Leia mais: Bahia é recordista em maus-tratos a jumentos e acende alerta em meio a alta na exportação

Ambientalistas argumentam que a quantidade de jumentos no Brasil está diminuindo. De acordo com o IBGE, entre 2011 e 2017 houve uma queda populacional de 38% entre esses animais.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento informou que, apenas em um abatedouro, 44 mil jumentos foram abatidos de agosto de 2017 a setembro de 2018. Esse dado não abrange mortes ocorridas durante o transporte nem aquelas causadas por doenças.

Leia também:Abate de jumento para a comercialização da carne e couro se torna alvo de disputa jurídica

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp