Política

Conselho de Ética aprova a cassação do vereador Gabriel Monteiro

Reprodução/Câmara Municipal do Rio de Janeiro
Vereador Gabriel Monteiro é investigado em acusações de estupro, assédio e também por forjar vídeos na internet  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Câmara Municipal do Rio de Janeiro

Publicado em 11/08/2022, às 16h36   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Os sete vereadores integrantes do Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovaram nesta quinta-feira (11) por unanimidade o relatório final do vereador Chico Alencar (PSOL), que pediu a cassação do mandato do vereador Gabriel Monteiro (PL) por quebra de decoro parlamentar. Ele é investigado em acusações de estupro, assédio e também por forjar vídeos na internet.

Com a aprovação, o caso vai para o plenário da Câmara para ser votado na próxima terça-feira (16). Segundo Chico Alencar, a decisão ocorria em um dia simbólico.

"O dia de hoje é simbólico porque não é mais meu relatório, mas do Conselho de Ética da Câmara, e acontece em um dia simbólico para a democracia. Um parlamentar tem o dever elementar de se comportar com elevação moral dentro e fora da casa. Ninguém tem a intenção de perseguir um colega", afirmou, em conversa com jornalistas.

Os vereadores decidirão se o ex-policial militar e youtuber será considerado inocente ou culpado da acusação de quebra de decoro, e caso seja culpado, qual será a punição. No plenário, a votação será aberta e com direito a fala dos parlamentares e da defesa, mas apenas 50 vereadores poderão votar, pois Carlos Bolsonaro (Republicanos) pediu licença do cargo para tratar de assuntos particulares.

Serão necessários 34 votos para cassar o mandato de Gabriel Monteiro, enquanto que para aprovar uma possível suspensão de mandato, será preciso formar maioria absoluta: 26 dos 50 votos possíveis.

Siga o Tiktok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp