Política
O Consórcio Nordeste elegeu seu novo presidente durante a Assembleia Geral de Governadores e Governadoras, que aconteceu nesta quinta-feira (12), em Natal, capital do Rio Grande do Norte. Rafael Fonteles (PT), governador do Piauí, assumirá o comando do grupo já em janeiro de 2025, sucedendo Fátima Bezerra (PT), governadora do Rio Grande do Norte, primeira mulher a presidir a entidade.
Após a eleição, Rafael Fonteles discursou já apontando quais serão as ações futuras do consórcio.
“O Consórcio Nordeste segue sendo extremamente útil para defender os interesses da região e para o compartilhamento de boas práticas entre nós. Por isso, no decorrer deste de 2025, vamos conversar e dialogar com os governadores para que a nossa voz seja a voz de todo o Nordeste. Na nossa primeira reunião do ano que vem, nós iremos eleger comissões e os temas que irão nortear os nossos trabalhos durante o ano de 2025", disse o governador do Piauí.
A atual presidente, Fátima Bezerra, também fez um discurso saudando o novo presidente e falando dos desafios de presidir a entidade.
“Dirigir o Consórcio Nordeste é um desafio e uma grande satisfação. Neste ano, avançamos em importantes ações nas áreas de segurança pública, agricultura familiar, cultura e turismo, nas relações internacionais e com o governo federal. Tido isso nos traz satisfação e só foi possível com a nossa união e espírito de cooperação. Rafael, conte com meu apoio em sua jornada,” afirmou Fátima.
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), declarou apoio incondicional a Rafael como presidente do Consórcio Nordeste e a vice-governadora de Pernambuco, Priscila Krause (Cidadania), representando a governadora Raquel Lyra (PSDB), ressaltou o mandato de Fátima.
“O Consórcio Nordeste tem um ritmo intenso desde sua criação e Fátima conseguiu manter o espírito de união e cooperação do Nordeste", destacou Priscila.
Os governadores da Paraíba, João Azevêdo, e de Sergipe, Fábio Mitidieri, participaram por videoconferência.
Rafael Fonteles
O novo presidente do Cosórcio Nordeste iniciou a carreira política como secretário da Fazenda do Piauí (2015-2022). Como titular da pasta, coordenou o programa Pró-Piauí, considerado maior programa de investimento da história do estado, com foco no eixo social e no desenvolvimento econômico.
Em 2022, aos 37 anos, foi eleito governador do Piauí, com a maior votação da história política do estado.
Classificação Indicativa: Livre
som poderoso
Som perfeito
Smartwatch top
Qualidade JBL
iPhone barato