Coronavírus

"Não interessa de onde vem", diz Neto após manifestar interesse em aquisição de vacina chinesa contra Covid-19

Dinaldo Silva/BNews
Prefeito se reuniu com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), na tarde desta quarta-feira (14), para discutir distribuição da vacina em Salvador   |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 15/10/2020, às 12h09   Diego Vieira e Nilson Marinho


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito ACM Neto (DEM) demonstrou otimismo sobre a possível distribuição da vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela empresa chinesa Sinovac Biotech em Salvador. O gestor se reuniu com o governador de São Paulo, João Dória (PSDB), na tarde desta quarta-feira (14), para discutir o assunto.

De acordo com Neto, assim que a vacina estiver autorizada, a prefeitura da capital baiana vai adquirir doses para iniciar o processo de imunização coletiva.

"Eles acreditam que em dezembro, caso todos os protocolos sejam reconhecidos pelas autoridades sanitárias, essa vacina já estaria disponível para começar o processo de vacinação dos brasileiros. Eu deixei claro ao governador [Dória] que estamos protocolando uma manifestação oficial ao Instituto Butantan. Eu manifestei o claro interesse da prefeitura de Salvador de quando essa vacina estiver autorizada e poder ser comercializada, a prefeitura vai fazer essa aquisição para iniciar também o trabalho de vacinação dos soteropolitanos", disse o prefeito durante entrega de uma obra em uma encosta no bairro de Canabrava. 

De origem chinesa, a Coronavac, é desenvolvida em parceria com o Instituto Butantan. Caso seja aprovada, a Sinovac e o Butantan vão firmar acordo de transferência de tecnologia para produção em escala industrial tanto na China quanto no Brasil para fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde).

"Não interessa se a vacina é da China, é de Oxford, dos EUA ou da Rússia. O que interessa é que depois de comprovada a eficácia e segurança pelas autoridades sanitárias, tendo o parecer conclusivo dos testes, não interessa de onde ela vem", salientou o prefeito. 

Apesar das expectativas positivas em torno da vacina, Neto ressaltou que ainda não pode falar sobre a compra já que a mesma ainda não foi homologada e oficializada pelas autoridades sanitárias.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp