Coronavírus

Lideranças da oposição na Câmara dos Deputados criticam suspensão dos testes da Coronavac pela Anvisa

Divulgação/GovSP
Suspensão foi classificada pelo presidente Jair Bolsonaro como uma vitória  |   Bnews - Divulgação Divulgação/GovSP

Publicado em 10/11/2020, às 14h12   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados de oposição ao governo Jair Bolsonaro criticaram a suspensão de testes em humanos da Coronavac, desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o instituto Butantan. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) classificou a suspensão  dos estudos clínicos da Coronavac como "mais uma que Jair Bolsonaro ganha".

O deputado José Guimarães (PT-CE), líder da Minoria da Câmara dos Deputados, protocolou nesta terça-feira (10) um requerimento de informações ao ministério da Saúde para justificar a interrupção de testes.

"Há uma clara politização em jogo. Enquanto Bolsonaro se esforça para comprovar sua tese frustrada de ineficácia da Coronavac, o povo continua se contaminando e morrendo. O governo brasileiro age como se a vida das pessoas fosse objeto de disputa eleitoral", afirmou. 

A deputada federal baiana Alice Portugal (PCdoB) classificou o presidente como um "ser desprezível, baixo, ignorante, inescrupuloso e desqualificado". "Enquanto muitos ainda morrem, o presidente segue com sua guerra contra a vacina e com os ataques ao governador de SP, João Doria. Bolsonaro é mercador da morte!", escreveu.

O psolista Marcelo Freixo criticou a atitude do presidente em comemorar a suspensão dos testes da vacina. "Já são mais de 162 mil mortes por Covid no país. Quem comemora a suspensão de estudos de uma vacina no meio de uma pandemia? Em que lugar do mundo isso é ganhar?", questionou Freixo.

Suspensão dos testes

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou, nesta segunda-feira (9), a suspensão dos testes em humanos da vacina chinesa Coronavac. De acordo com a Anvisa, "um evento adverso grave" causou a interrupção dos testes em humanos da vacina.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou nesta terça-feira (10) que a suspensão pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) dos estudos clínicos da Coronavac no Brasil é "mais uma que Jair Bolsonaro ganha".

Os comentários do presidente foram feitos no Facebook, em resposta a um seguidor que lhe perguntou se o imunizante contra a Covid-19 em desenvolvimento por uma farmacêutica chinesa e pelo Instituto Butantan seria comprada pelo governo federal. "Morte, invalidez, anomalia. Esta é a vacina que o [governador João] Doria queria obrigar todos os paulistanos a tomá-la", escreveu o presidente como resposta.

O próprio diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, afirmou à TV Cultura que o caso nada tinha a ver com a Coronavac e que, por isso, se surpreendeu com a decisão da agência. "A Anvisa foi notificada de um óbito, não de um efeito adverso", afirmou Covas.

O Jornal da Tarde, da TV Cultura, revelou que a morte do voluntário não teve relação com os testes do imunizante. De acordo com o jornal, o laudo médico do Instituto Médico Legal (IML) indicou um possível suicídio do voluntário. A expectativa é que o laudo seja divulgado às 17 horas.

Leia mais:

‘Evento adverso grave’ faz a Anvisa suspender testes da Coronavac no Brasil

Mais uma que Jair Bolsonaro ganha, diz presidente sobre suspensão de testes da Coronavac

Morte de voluntário que causou suspensão de testes da Coronavac não teve relação com vacina, revela TV


Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp