Coronavírus

Cancelamento do Censo atrapalha planejamento da vacinação em Vitória da Conquista (BA)

BNews/Dinaldo Silva
"A gente não sabe qual realmente é a população", diz Sheila Lemos  |   Bnews - Divulgação BNews/Dinaldo Silva

Publicado em 10/08/2021, às 17h46   Luiz Felipe Fernandez e Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A prefeita de Vitória da Conquista, Sheila Lemos (DEM), avalia que a não realização do Censo para medir o tamanho da população está atrapalhando o planejamento da vacinação no município. "A gente não sabe qual realmente é a população", declarou a gestora, que visitou a redação do BNews nesta terça-feira (10).

"A vacina que é entregue, nós estamos com 103% aplicadas. Por que 103%? É porque tem tubo que tem mais que cinco doses. Toda vacina que é entregue está aplicada", avalia. "O último censo é de 2017. A população cresceu de lá para cá e a gente não tem esses números. Acredito que com a vacinação, a gente vai ter esses números", completou.

O cancelamento do Censo 2021 foi confirmado pelo secretário especial de Fazenda do Ministério da Economia, Waldery Rodrigues, no dia 23 de abril. Na ocasião, veio a público que o Orçamento de 2021, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro um dia antes, não previa recursos para a realização do levantamento.

A prefeita revelou ainda que o município planeja a realização de um Festival Gastronômico no final de novembro, quando a vacinação estiver concluída. O Festival de Inverno, em contrapartida, deve ficar para o ano que vem. 

Segundo ela, o município não registrou queda de arrecadação no auge da pandemia, mas enfrenta um aumento de despesas - sobretudo na área da saúde.

Leia também:

Conquista: Prefeita Sheila Lemos nega ruptura com família de Herzem Gusmão

Sheila Lemos toma posse como prefeita de Vitória da Conquista após morte de Herzem Gusmão

Prefeito de Conquista, Herzem Gusmão morre de complicações da covid-19

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp