Política

CPI do Crime adia sessão em que será votado indiciamento de ministros do STF

Jefferson Rudy/Agência Senado/Arquivo
O relatório do senador Alessandro Vieira pede indiciamento de Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além de Paulo Gonet.  |   Bnews - Divulgação Jefferson Rudy/Agência Senado/Arquivo
Davi Lemos

por Davi Lemos

davi.lemos@bnews.com.br

Publicado em 14/04/2026, às 10h44 - Atualizado às 10h45



A CPI do Crime Organizado adiou para as 14h desta terça-feira (14) a sessão que vai analisar o relatório do senador Alessandro Vieira (MDB/SE). O parecer propõe o indiciamento dos ministros do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes, Dias Toffoli e Gilmar Mendes, além do procurador-geral da República, Paulo Gonet.

Inicialmente marcada para a manhã, a reunião foi remarcada a pedido do presidente da comissão, Fabiano Contarato (PT/ES). A justificativa foi a necessidade de mais tempo para análise do texto, cuja versão final teria sido protocolada pouco antes do horário originalmente previsto.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

No relatório, Vieira atribui aos citados a prática de crimes de responsabilidade, o que poderia embasar eventuais pedidos de impeachment. Segundo o senador, Moraes e Toffoli teriam atuado de forma incompatível com o decoro do cargo em razão de vínculos com o Banco Master, enquanto Gilmar Mendes é acusado de interferir em medidas da CPI. Já Gonet é apontado por não ter adotado providências investigativas diante dos fatos.

Caso aprovado, o documento será encaminhado à presidência do Senado, atualmente ocupada por Davi Alcolumbre (União Brasil/AP), que poderá decidir sobre a abertura de processos. Procurados, STF e PGR não se manifestaram até a publicação. A CPI foi instaurada no ano passado após uma operação policial no Rio de Janeiro que resultou em mais de 100 mortes. Informações da Folha de São Paulo.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)