Política

Crescem autuações contra garimpo ilegal; saiba detalhes

Polícia Federal
O garimpo ilegal entrou na mira do Governo Lula após vir À tona situação dos yanomamis  |   Bnews - Divulgação Polícia Federal
Daniela Pereira

por Daniela Pereira

[email protected]

Publicado em 08/05/2023, às 06h34



O aperto de cerco dado pelo Governo Lula (PT) ao garimpo ilegal já começa a surtir efeitos. Um crescimento de 70% foi registrado no número de autuações contra garimpos ilegais nos primeiros quatro meses deste ano, em comparação ao mesmo período do ano passado.

Recentemente, o presidente Lula apertou o cerco contra garimpeiros ilegais no estado de Roraima, sobretudo em terras yanomamis. Na época, Lula afirmou que os mais de 20 mil garimpeiros que invadiram a terra indígena seriam retirados em operações do governo federal.

Segundo informações da Folha de São Paulo, foram 121 no governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) contra 71 no primeiro quadrimestre de 2022, ainda durante a Presidência de Jair Bolsonaro (PL).

Os dados foram obtidos após levantamento foi feito pelo escritório Rosenthal Advogados Associados com base em dados abertos do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e ressaltam exploração ilegal de ouro, diamante e cassiterista em garimpos clandestinos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp