Política

Daniela Mercury aciona STF para destravar queixa-crime contra Eduardo Bolsonaro

Reprodução / Instagram
Advogados de Daniela Mercury criticam a lentidão do STF e pedem solução rápida para a queixa-crime  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Instagram
Yuri Pastori

por Yuri Pastori

yuri.pastori@bnews.com.br

Publicado em 10/02/2026, às 10h40



A cantora Daniela Mercury acionou mais uma vez o Supremo Tribunal Federal (STF) para destravar a queixa-crime que move contra o ex-deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL). Apesar do parecer favorável da Procuradoria-Geral da República (PGR) em agosto de 2024, o processo, que tem o ministro Kássio Nunes Marques como relator, está parado. A petição da artista foi protocolada na última segunda-feira (9).

Receba as principais notícias de Política no canal do BNews no WhatsApp

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
Passado quase um ano e seis meses desde o parecer da PGR, e mesmo diante das sucessivas reiterações da peticionária, o recebimento da queixa-crime ainda se encontra pendente de análise”, argumentam os advogados José Luís Oliveira Lima e Rodrigo Dall’Acqua.


Segundo a coluna de Paulo Capelli, do portal Metrópoles, a defesa alega que fez sucessivas cobranças ao gabinete do relator, sem retorno. Para os advogados de Daniela, o processo não tem complexidade e já poderia ter sido analisado, visto que a Justiça deve garantir solução em prazo razoável, especialmente, em processos já instruídos.

A artista acusa o filho de Bolsonaro de difamação em uma publicação feita por ele no dia 9 de abril de 2022 na sua conta do X. Na ocasião, o parlamentar divulgou um vídeo com a legenda “O BRASIL NÃO MERECE ISSO”  e indicava que Daniela Mercury teria dito que “Jesus Cristo era gay, gay, muito gay, muito bicha, muito veado, sim!”. De acordo com Daniela, a declaração se referia ao cantor Renato Russo durante um protesto em 2018 e foi tirada de contexto.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)