Política

Defesa de Bolsonaro solicita acesso a depoimentos de ex-comandantes militares ao STF

Marcos Corrêa / PR
Militares expõem tentativa de interferência de Bolsonaro em suposta trama golpista contra posse de Lula  |   Bnews - Divulgação Marcos Corrêa / PR

Publicado em 05/03/2024, às 22h28   Cadastrado por Marco Dias


FacebookTwitterWhatsApp

A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) solicitou ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acesso aos depoimentos dos ex-comandantes do Exército, Marco Antônio Freire Gomes, e da Aeronáutica, Carlos Baptista Júnior. A informação é do portal O Globo. 

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

As oitivas, realizadas em fevereiro e março pela Polícia Federal, estão ligadas às investigações sobre uma suposta trama golpista contra a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva

Os advogados de Bolsonaro solicitaram a Moraes uma "atualização dos autos" com os "termos de declarações relativos às últimas oitivas realizadas", incluindo os depoimentos dos ex-comandantes. 

Durante os depoimentos, o ex-comandante do Exército relatou que se opôs aos planos golpistas de Bolsonaro, afirmando que foram apresentadas duas versões da minuta do golpe pelo próprio ex-presidente e por Nogueira, com a indicação de que deveriam ser implementadas. 

Além disso, foi revelado que Bolsonaro teria chamado reservadamente o general Estevam Theophilo, comandante do Coter, com o propósito de concretizar os planos discutidos.

No entanto, o general afirmou ter se manifestado contra qualquer ação que impedisse a posse de Lula, tanto diante de Bolsonaro quanto em discussões reservadas com outros generais.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp