Política

Deputada do PT mais votada do Brasil admite erro da esquerda e dispara: “É hora de calçar a sandália da humildade”

Reprodução / Redes Sociais / X
Deputada eleita pelo PT-MG, Ana Elisa Santos Silva critica a esquerda por subestimar o poder das redes sociais na política atual  |   Bnews - Divulgação Reprodução / Redes Sociais / X
Cauan Borges

por Cauan Borges

borgesjornalismo2023@gmail.com

Publicado em 06/10/2026, às 16h53



Eleita deputada federal aos 21 anos com mais de 524 mil votos, Ana Elisa Santos Silva (PT-MG) teceu uma autocrítica acerca da atuação da esquerda nas redes sociais e afirmou que o campo político precisa reconhecer os próprios erros para enfrentar a direita no ambiente digital.

Segundo a petista, a esquerda demorou a compreender as redes como um espaço de disputa política e agora precisa “calçar a sandália da humildade”.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews

📲 Clique aqui e inscreva-se no canal do BNews no Youtube!

Em entrevista ao jornal O Tempo, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, onde comemorava a eleição com amigos, Ana Elisa afirmou que a esquerda falhou ao subestimar o peso das redes sociais na formação do debate público. Para a influenciadora, a ideia de que “like não é voto” não é suficiente para compreender a influência das plataformas digitais na política.

A esquerda errou. Errou e eu tenho dito isso desde minha pré-campanha. Rede social é uma comunidade tanto quanto um território físico”, afirmou a influenciadora.

Na avaliação da petista, quem ainda questiona a importância desse espaço está “muito atrás do debate”, enquanto a direita teria avançado na ocupação das plataformas e na construção de narrativas capazes de alcançar milhões de pessoas.

Ana Elisa relacionou esse processo às manifestações de 2013, quando o slogan “O Gigante Acordou” ganhou força no país. Para a deputada, a mobilização daquele período também ajudou a demonstrar o potencial das redes sociais como instrumento de organização e comunicação política.

A direita começou essa ascensão nas redes sociais. Não foi à toa”, declarou.

A petista também projetou dificuldades para a esquerda na próxima legislatura. Segundo a influenciadora, a força eleitoral conquistada por candidatos de direita representa um desafio adicional para o campo governista, especialmente na construção de apoio ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Apesar da avaliação crítica, Ana Elisa acredita que a esquerda ainda pode reagir. Para isso, defende uma mudança de postura e uma maior disposição para reconhecer falhas na estratégia adotada até agora.

Agora eles estão, com a maior parte dos deputados deles eleitos, será um desafio tanto para fazer palanque para o presidente Lula, mas que eu acredito que se a esquerda conseguir entender que agora é o momento de calçar a sandália da humildade, entender realmente que nós precisamos das redes sociais, não é mais um privilégio deixar de existir”, completou.

Assista:

Deputada mais jovem eleita por Minas

Natural de Divinópolis, Ana Elisa tornou-se a deputada federal mais jovem já eleita por Minas Gerais. O posto anteriormente pertencia a Nikolas Ferreira (PL-MG), que chegou à Câmara dos Deputados em 2023, aos 26 anos.

Nas eleições deste ano, Nikolas foi o deputado federal mais votado de Minas Gerais, com mais de 3,1 milhões de votos. Ana Elisa ficou na segunda colocação geral no estado e foi a mulher mais votada da disputa. A votação também colocou a petista entre os dez deputados federais mais votados do país.

Estudante de Direito e estagiária, Ana Elisa construiu sua candidatura principalmente por meio das redes sociais. No Instagram, reúne cerca de 1,9 milhão de seguidores e publica conteúdos relacionados a política, direitos sociais e combate à desinformação.

A deputada se filiou ao PT em março deste ano, após receber um convite durante uma visita de Lula a Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Na primeira disputa eleitoral, concorreu pela Federação Brasil da Esperança, formada por PT, PCdoB e PV.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)