Política

Deputada Olívia Santana rebate críticas de bolsonarista a projeto de lei de amparo a vítimas da violência

Devid Santana / BNews
Proposta prevê apoio financeiro e psicológico a famílias de vítimas de disparos durante operações policiais  |   Bnews - Divulgação Devid Santana / BNews

Publicado em 26/05/2025, às 10h26   Daniel Serrano e Yuri Pastori



A deputada estadual Olívia Santana (PC do B) rebateu as críticas do deputado bolsonarista Diego Castro (PL) sobre o projeto de lei apresentado pela parlamentar que propõe o pagamento de auxílio financeiro a famílias de pessoas atingidas por disparos de arma de fogo durante operações policiais no estado.

A esquerda propôs o que chamo de ‘Bolsa Família do Crime’ na Bahia. Você não entendeu errado. Esse é o projeto mais absurdo que vi em todo o meu mandato. É, sem dúvida, o mais inacreditável que já chegou às minhas mãos”, declarou o parlamentar.

A proposta protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) prevê a concessão de um apoio humanitário que inclui assistência social, médica, psicológica e auxílio funeral e o pagamento mensal de um salário mínimo (atualmente R$ 1.518) por até 12 meses para até cinco integrantes da família, podendo totalizar R$ 7.590 mensais. O benefício seria custeado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza.

Siga o BNews no Google e receba as principais notícias no seu celular

Google News Bnews
Se o deputado Diego Castro tivesse o mínimo de compromisso, de seriedade com essa Casa até, se ele quisesse contribuir com o projeto, ele poderia vir. O projeto está à disposição. Quem quiser apresentar emenda, apresentar reparos, o que quiser, está disponível para isso. O que não se pode é espalhar fake news, distorcer uma ideia tão importante. Uma proposta tão importante para amparar, dar um salário mínimo durante um ano para famílias atingidas por situações de violência, sobretudo violência letal em operações policiais", afirmou Olívia.

"Então, o meu compromisso é com esse povo que me procurou, que me pediu. As diversas organizações do movimento negro que eu represento nesta casa estão abertas e prontas para o debate. Agora eu peço que fake news, mentiras para alimentar redes de ódio, que ninguém alimente esse tipo de coisa. Esse é o modus operandi do deputado Diego Castro. O meu compromisso é com a verdade e com a necessidade de darmos um salto nessa situação e não deixarmos famílias como a de Ana Luísa no desamparo total. Além da dor da perda, essas famílias têm que enterrar os mortos, não é? Sofrer. Não tem nenhum amparo psicológico, nenhuma alternativa, nem da prefeitura, nem da estrutura de estado. Nada. Isso precisa mudar. Nós precisamos chegar junto e trabalharmos pela paz, pelo fim, de toda forma de violência", concluiu.

Clique aqui e se inscreva no canal do BNews no YouTube!

Assista:

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)