Política

Deputado baiano quer que governo garanta alimentação saudável para portadores de diabetes

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Deputado apresenta projeto de lei na Câmara criando o Programa Bolsa Alimentação para Pacientes Diabéticos  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 06/02/2025, às 16h52   Humberto Sampaio



Com cerca de 13 milhões de diabéticos, quase 7% da população, o Brasil é o quinto país do mundo em número de portadores da doença, que anualmente é responsável pela morte de 6,7 milhões de pessoas em todo o mundo. Uma das causas principais da diabetes é a alimentação. E é justamente nessa área que o deputado Léo Prates (PDT-BA) espera ver mais ação governamental.
Nesta quinta (06) o parlamentar baiano protocolou um projeto de lei na Câmara que cria o Programa Bolsa Alimentação para Pacientes Diabéticos, com o objetivo de garantir alimentos saudáveis para os portadores da doença. Segundo o deputado, a ideia é distribuir mensalmente cestas com alimentos essenciais para o controle da doença, principalmente os pacientes em situação de vulnerabilidade Social.
Léo Prates, que foi secretário de Saúde de Salvador durante a pandemia da Covid 19, acredita que a iniciativa deve contribuir para diminuir consideravelmente a ocupação de leitos em hospitais e postos de saúde com pacientes com complicações provocadas pela doença. 

“A alimentação adequada é um fator fundamental no tratamento do diabetes. Esse programa é uma forma de garantir dignidade e saúde para quem mais precisa”, afirmou o parlamentar. Entre os alimentos previstos na proposta estão: grãos integrais, proteínas magras e adoçantes naturais ou artificiais seguros, além de produtos da agricultura.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp