Política

Deputado baiano "solta o verbo" após ausência de jogadores da Seleção no velório de Pelé; confira

Ricardo Saibun/Santos FC/Arquivo
Ausência de jogadores da Seleção Brasileira no velório de Pelé chamou a atenção de muita gente  |   Bnews - Divulgação Ricardo Saibun/Santos FC/Arquivo

Publicado em 04/01/2023, às 16h48 - Atualizado às 16h52   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Um deputado baiano "soltou o verbo" após a notada ausência de atletas e ex-atletas da Seleção Brasileira no velório de Pelé, que aconteceu na cidade de Santos, em São Paulo, entre estas segunda (2) e terça-feira (3) - "O Rei do Futebol" veio à óbito na última quinta-feira (29), aos 82 anos, após complicações decorrentes de um câncer no cólon.

O evento que marcou a despedida do tricampeão mundial pelo Brasil (1958, 1962 e 1970), além de bicampeão mundial pelo Santos (1962 e 1963), teve como um dos fatos mais comentados o "sumiço" de jogadores de conquistas históricas da equipe Canarinho, como em 1994 (tetra) e 2022 (penta).

As críticas mais fortes partiram do ex-jogador e apresentador da TV Band, Neto. Na ocasião, ele lamentou a ausência, por exemplo, do ex-técnico do Brasil na última Copa do Mundo, Tite.

"Ele não é nosso ídolo, é ídolo do mundo. Só que nosso país é um país sem cultura, sem educação, que os pentacampeões não vieram, os tetracampeões não vieram, o treinador da Seleção não veio. Mas o mais importante é as pessoas virem. O Pelé é eternizado. As pessoas têm que entender que o Edson Arantes do Nascimento era uma pessoa como todos nós, que comete equívocos, que erra... O Pelé, não", disse Neto ao GE.com.

Outro alvo das queixas foi o atacante Neymar Júnior, do Paris Saint-Germain, da França. Ao invés do atleta, quem veio ao velório de Pelé foi o pai dele e empresário Neymar da Silva Santos. Enquanto isso, o jogador estava participando de uma festa na capital francesa.

Pentacampeão em 2002, o ex-goleiro Marcos deu uma justificativa "curiosa" para explicar o porquê de não ter ido ao evento: o fato de ninguém ter ido ao enterro dos pais dele. “Ninguém aqui das redes foi (no velório deles). Eu fui pra chorar, orar e sofrer por saber que nunca mais iria vê-los, mas não pedi homenagem de ninguém, não julguei ninguém, não dei entrevista, e pra mim não foi um show”, bradou.

Por sua vez, aqui na Bahia, o deputado estadualZé Raimundo (PT), candidato derrotado à Prefeitura de Vitória da Conquista, em 2020, usou uma rede social para disparar palavras contra os atletas e ex-atletas que não foram se despedir de Pelé.

"Inacreditável a ausência dos jogadores brasileiros no velório do Pelé. Tenho a impressão de que só atendem compromissos que resultem em ainda mais lucro. Enquanto os valores dos meninos não evoluírem, o desempenho deles como time também não vai pra frente", escreveu o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp