Política

Deputado bolsonarista eleito pela Bahia critica fala de Lula sobre ICMS; saiba o que ele disse

Reprodução/Instagram @diegocastroba
Presidente Lula (PT) teve reunião com governadores, na sexta-feira (27), e falou sobre ICMS  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Instagram @diegocastroba

Publicado em 28/01/2023, às 16h25   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Um deputado bolsonarista eleito pela Bahia criticou a fala do presidente Lula (PT) sobre o ICMS (imposto estadual), em uma postagem nas redes sociais. O assunto foi tema de uma reunião entre o petista e os governadores dos estados, nesta sexta-feira (27).

“A questão do ICMS é uma coisa que está na cabeça de vocês desde que foi aprovado pelo Congresso Nacional [em 2022] e é uma coisa que vamos ter que discutir. Podemos acertar, podemos dizer que não pode ou que pode, mas não vamos deixar de discutir nenhum assunto com vocês”, disse ao abrir a reunião.

O imposto incide sobre combustíveis e outros serviços essenciais. Ano passado, foram aprovadas duas leis complementares que reduziram as alíquotas desse item, levando à, de acordo com alguns gestores estaduais, a uma "queda brutal" na receita dos estados.

Segundo o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, apenas em 2022, após a entrada em vigor das legislações, as perdas de arrecadação nos cofres dos estados ultrapassaram R$ 33,5 bilhões.

Para o presidente, o Brasil precisa voltar à normalidade e os agentes públicos precisam parar de judicializar a política.

“Nós temos culpa de tanta judicialização. A gente perde uma coisa no Congresso Nacional, ao invés de aceitar a regra do jogo democrático de que a maioria vence a minoria cumpre aquilo que aprovado, a gente recorre a outra instância para ver se consegue ganhar. É preciso para com esse método de fazer política porque isso faz com que o Poder Judiciário adentre o Poder Legislativo”, disse.

No Instagram, o deputado estadual eleito postou uma montagem na qual aprecem Lula e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), com a seguinte mensagem: "Advinha quem vai pagar essa conta?".

"O tal "acerto de contas" de Lula com os governadores em relação ao ICMS terá você, cidadão, como alvo. Com esse partido no poder, o povo terá que sobreviver com cargas e mais cargas nas costas", escreveu na legenda o bolsonarista Diego Castro.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp