Política

Deputado cobra do ministério de Rui Costa explicações sobre sistema secreto operado pela Abin

Joilson César/BNews
Para o parlamentar, o órgão "violou direitos e garantias individuais"  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 15/03/2023, às 13h43


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal Ivan Valente (PSOL-SP) encaminhou nesta quarta-feira (15) ao Ministério da Casa Civil, comandado por Rui Costa, um requerimento para que a pasta explique como será o sistema secreto de monitoramento de cidadãos feitos pela Abin durante o governo de Jair Bolsonaro. As informações são da coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo.

De acordo com a publicação, o parlamentar deseja que sejam disponibilizadas cópias dos documentos que embasaram a contratação da "FirstMile", ferramenta  que permitia rastrear até 10 mil celulares a cada 12 meses.

O deputado solicitou ainda que ele tivesse acesso às atas, listas de presenças e agendas de reuniões que trataram do tema. O psolista ainda solicitou ao ministério de Rui Costa que explique se existe alguma determinação para que a Abin realizar os monitoramentos e quais são critérios adotados para que os “alvos” sejam definidos.

Para justificar o pedido, Ivan Valente alegou que a Abin "violou direitos e garantias individuais" e que, como resultado, o "cidadão alvo fica em risco evidente, diante do monitoramento realizado de forma indiscriminada".

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp