Política

Deputado pede para garimpeiros “mesmos direitos que têm sido dados aos indígenas”; entenda

Condisi-YY/Divulgação
O deputado é a favor da regulamentação da atividade em terras indígenas e ainda defende que o fruto do garimpo é fundamental para o estado de Roraima  |   Bnews - Divulgação Condisi-YY/Divulgação

Publicado em 05/02/2023, às 17h51   Cadastrado por Daniela Pereira



As imagens que circularam o mundo mostrando a situação degradante que o povo yanomami foi encontrado em Roraima não foram suficientes para um deputado federal do União Brasil (UB). Após serem encontrado com desnutrição grave, o presidente Lula (PT) culpou o descaso do governo anterior com os indígenas e ordenou ações imediatas de combate ao garimpo ilegal na região.

Segundo informações da Folha de São Paulo, o governo federal recebeu informações sobre possíveis saídas espontâneas de grupos de garimpeiros que invadiram a Terra Indígena Yanomami, um movimento que se intensificou nos últimos dias e que já foi constatado por equipes que estão em área.

A informação sobre a detecção de fluxos de garimpeiros foi confirmada pela ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, que visitou Boa Vista neste sábado (4) para acompanhar o andamento da declaração de estado de emergência em saúde pública na terra indígena. O governo Lula (PT) deu início às ações de emergência no último dia 20.

No entanto, o deputado federal de Roraima, Antônio Carlos Nicoletti defendeu, neste domingo (05), que o governo federal retire com “dignidade” os garimpeiros que ocupam as terras dos povos yanomamis em Roraima.

O parlamentar ainda pediu que órgãos competentes garantam aos garimpeiros os “mesmos direitos que têm sido dados aos indígenas”. “São pais, mães de famílias e que trazem o sustento pra dentro de casa. Também há outra preocupação: além de retirá-los em segurança, acompanhando e dando dignidade, como as que está sendo dada aos povos indígenas e todo esse auxílio que os povos originários estão tendo, nós precisamos também, pensar num ‘após’. Vocês vão ficar sem renda”, disse o deputado.

De acordo com o Metrópoles, o deputado é a favor da regulamentação da atividade em terras indígenas, o que atualmente é terminantemente proibido por lei, e ainda defende que o fruto do garimpo é fundamental para o estado de Roraima e, por isso, o governo deve pensar em compensar os garimpeiros com alguma “pecúnia”.

“Aqui, a economia do estado depende da geração do garimpo, que trás essa renda pra dentro do nosso comércio e nós precisamos que o governo federal se preocupe e dê algum tipo de pecúnia a cada família que vai ficar desassistida nesse momento”, disse o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp