Política

Deputado petista propõe transformar data dos atos golpista e dia "comemorativo"; entenda

Marcelo Camargo / Agência Brasil
Caso aprovado, o projeto tem o objetivo promover iniciativas através do poder público, conscientização sobre importância da democracia  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo / Agência Brasil

Publicado em 04/02/2023, às 13h51   Cadastrado por Daniel Serrano



O deputado federal Fernando Mineiro (PT-RN) iniciou os trabalhos na Câmara com três iniciativas apresentadas. Dentre eles, um projeto que propõe fazer do 8 de janeiro o Dia Nacional de Defesa da Democracia e do Enfrentamento e Combate ao Fascismo e Terrorismo.

Em 2023, essa data foi a que apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) protagonizaram atos golpistas em Brasília. Na oportunidade, os bolsonaristas  invadiram as sedes dos Três Poderes e depredaram os prédios públicos. 

“Nos últimos anos, sob o governo da extrema direita, o Brasil vivenciou práticas, ações e palavras que motivaram pessoas, grupos políticos e instituições com tendências autoritárias e fascistas a se organizarem, a se manifestarem e a agirem contra o Estado Democrático de Direito. As ações praticadas pelo governo de extrema direita atacaram as instituições, destruindo políticas públicas, programas e projetos que foram construídos com muito esforço ao longo de mais de trinta anos, desde a redemocratização do Brasil”, justifica o deputado .

Caso aprovado, o projeto tem o objetivo promover iniciativas através do poder público, com sensibilização, informação, formação e conscientização sobre a importância da democracia para a vida e o bem-estar dos brasileiros.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp