Política

Deputado propõe probição de uso político da bandeira do Brasil; saiba de onde é e qual partido

Reprodução
Projeto de Lei do Deputado defende que os símbolos nacionais sejam 'poupados de eventuais desgastes'  |   Bnews - Divulgação Reprodução

Publicado em 05/12/2022, às 10h34   Cadastrado por VD


FacebookTwitterWhatsApp

Foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei que pede a a vedação do uso político de símbolos brasileiros, tais como a bandeira nacional e o hino. O texto foi para o plenário sugerindo que a intenção é poupar esses significantes do que classifica como eventuais desgastes'.

Um parlamentar nordestino fez a proposição. Ele aponta que, desde as eleições de 2018, eleitores do presidente Jair Bolsonaro usam as cores e bandeira brasileira para finalidades eleitorais próprias e constrangem opositores de também utilizá-las.

Caso o projeto seja aprovado, o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), não não poderá incluir a bandeira ou o hino do país em suas propagandas ao longo do próximo mandato.

“O escopo desta proposição é poupar a Bandeira Nacional – e os demais símbolos nacionais – da banalização, do desgaste desnecessário, do uso pelas frações políticas, o qual pode mesmo fazer do símbolo de união signo de divisão”, diz o texto.

O PL cita a Copa do Mundo como uma manifestação que serve para pacificar o uso da bandeira nacional.

“É o que temos visto ultimamente nas eleições, quando determinados grupos se utilizam de símbolos nacionais para gerar a divisão entre os brasileiros, propagar o ódio, a discórdia e as notícias falsas, até mesmo para fazer apologia ao nazismo, de cuja derrota o Brasil participou de forma tão heroica em solo europeu, sob o manto de nossa bandeira”, afirma o deputado Márcio Macêdo (PT), eleito por Sergipe.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp