Política

Deputado quer tornar a ararinha-azul símbolo da Bahia; entenda

Leonardo Ramos/Wikimedia Commons
Escolha representa também a resiliência e a força do povo baiano  |   Bnews - Divulgação Leonardo Ramos/Wikimedia Commons
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 10/11/2023, às 16h13


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado Roberto Carlos (PV) apresentou um projeto de lei na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), para transformar a ave ararinha-azul como símbolo da Bahia. De acordo com o parlamentar, a proposta busca atender ao interesse público na preservação da fauna e da flora.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp 

O texto do PL institui o pássaro como símbolo do Estado, “assim como a Bandeira, o Hino e as Armas”, e determina que o Poder Executivo da Bahia crie um programa de educação ambiental sobre a preservação da ave e dos animais silvestres.

Para o deputado, a escolha da Ararinha-azul representa não apenas a biodiversidade única da Bahia, mas também "a resiliência e a força inquebrantável do povo baiano".

“Imagine o cenário do Semiárido Baiano, onde a caatinga floresce em meio à adversidade climática. Nesse ambiente, o povo da Bahia demonstra uma determinação inabalável, enfrentando os desafios com esperança e coragem. A escolha da Ararinha-azul como símbolo é uma homenagem a essa tenacidade que nos caracteriza, uma representação de como, mesmo em condições áridas, somos capazes de florescer como essa espécie rara”, disse ele.

Por fim, o deputado relatou que ao escolher a Ararinha-azul como símbolo da Bahia, incentiva-se a conservação da biodiversidade baiana e a conscientização sobre a importância de proteger o ambiente natural, especialmente a caatinga.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp