Política

Deputado questiona valor milionário para reforma do TCA: “exorbitante”

Divulgação/RodrigoCastro Lima
Ao BNEWS, a assessoria da Conder afirmou que as duas empresas foram contratadas por meio de licitação para a reforma  |   Bnews - Divulgação Divulgação/RodrigoCastro Lima

Publicado em 01/03/2024, às 11h26   Tácio Caldas e Daniela Pereira


FacebookTwitterWhatsApp

A oposição não recebeu bem a notícia de que a licitação para a reforma do Complexo do Teatro Castro Alves (TCA), em Salvador, centro cultural mais importante da Bahia, terá um custo de R$ 148.720.321,13.

Ao BNews, o deputado Leandro de Jesus (PL) considerou o valor exorbitante e disse que vai apurar juntamente com órgãos fiscalizadores. "Obviamente sabemos a importância histórica do teatro e da sua finalidade, não só para a nossa capital, mas para todo o Estado da Bahia, contudo como sempre o PT vem com a sua prática comum inflacionando os valores", disse.

"Com esa situação do TCA, que algo realmente é extremamente demorado para se apresentar uma solução, fica muito claro que essa demora é para, talvez, criar do ponto de vista deles o contexto para inflacionar esse valor multimilionário que na verdade a gente não consegue enxergar para onde vai tanto dinheiro", completou. 

A empresa SIAN venceu a licitação contra outras empresas que disputaram o edital lançado em novembro de 2023 pelo governador Jerônimo Rodrigues. Por outro lado, a RK receberá o aporte financeiro de R$ 11.467.612,07, segundo informações do Diário Oficial.

Ainda de acordo com o deputado, o valor não foi um consenso na oposição da Assembleia Legislativa e garantiu adotar medidas para acompanhar o uso da verba. "Estamos buscando órgãos fiscalizados para termos um acompanhamento sobre o que esta sendo feito com o dinheiro público. A sociedade merece respeito e saber de fato o que estão se fazendo com o dinheiro público", disse.

Ao BNEWS, a assessoria da Conder afirmou que as duas empresas foram contratadas por meio de licitação realizada pelo Governo do Estado, através da companhia. Além disso, também acrescentou que todas essas são públicas e foram divulgadas no Diário Oficial do Estado do último sábado (24). A ordem de serviço da obra será assinada pelo governador Jerônimo Rodrigues, nesta sexta-feira (1º).

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp