Política

Deputado revela se bancada de oposição na ALBA assinou ou não PEC para reeleição de Adolfo Menezes

Joilson César / BNews
Deputado citou uma reunião com o prefeito de Salvador, Bruno Reis  |   Bnews - Divulgação Joilson César / BNews
Luana Neiva e Edvaldo Sales

por Luana Neiva e Edvaldo Sales

[email protected]

Publicado em 12/12/2023, às 16h56


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado estadual Júnior Nascimento (União Brasil) revelou, em entrevista exclusiva ao Bnews nesta terça-feira (12), que alguns parlamentares bancada de oposição na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) assinaram a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) para a reeleição do presidente da Casa, Adolfo Menezes (PSD)

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O parlamentar citou uma reunião com o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União Brasil), que teria sido essencial para a decisão. No encontro, ficou acordado que a bancada só trataria do assunto após as eleições municipais de 2024. 

“Alguns parlamentares entendiam que deveriam assinar, outros entendiam por não assinar, até porque, previamente, a gente já tinha tocado sobre esse assunto em uma reunião que tivemos com o prefeito Bruno Reis e ficou decidido que a gente só entraria nesse assunto após as eleições de 2024”, disse. 

Júnior Nascimento pontuou que o processo de eleição na ALBA só vai acontecer em fevereiro de 2025. “Então, ficou decidido que a bancada não tocaria nesse assunto. O pensamento de alguns dos integrantes da bancada é pela não continuidade de mandato, e sim uma alternância do poder, um democrático de alternância, e não um projeto continuado de poder. Mesmo assim, alguns assinaram e o líder deixou a bancada livre e seis optaram por não assinar a PEC”.

Essa PEC ainda vai para a CCJ. Ainda tem muito a ser estudado, até porque hoje o Supremo é contra a reeleição dentro do processo legislativo”, destacou. 

Na ocasião, o deputado lembrou que o “União Brasil a nível municipal entrou com um processo contra a reeleição de Geraldo Júnior, na época que ele era presidente da Câmara de Salvador”. 

“Nós precisamos ter prudência naquilo que fazemos, não adianta, no nível municipal agir de uma forma, no nível estadual agir de outra. Foi por isso que a gente se manteve na posição firme e, diante do acordo que tivemos junto com o prefeito Bruno Reis, de se pronunciar somente após o período de eleição municipal”, revelou.

Nós optamos por não assinar essa PEC. E diga-se de passagem, mesmo que essa PEC venha a estar tramitando, o entendimento hoje, de momento, é o mesmo que o Supremo Tribunal Federal tem: de não dar prosseguimento nesse processo de reeleição e sim de uma alternância, uma nova eleição, dar oportunidade a novos parlamentares”, completou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp