Política

Deputados baianos comentam tragédia da chuvas na Bahia; confira o que eles disseram

Divulgação/Graer-PMBA
Mais de 188 mil baianos já foram afetados pelas chuvas na Bahia  |   Bnews - Divulgação Divulgação/Graer-PMBA

Publicado em 26/12/2022, às 15h43   Yuri Abreu


FacebookTwitterWhatsApp

Deputados baianos das esferas estadual e federal comentaram, nesta segunda-feira (26), os transtornos causados pelas chuvas no estado e que, até agora, atingiu mais de 188 pessoas.

Um dos municípios que mais vem sofrendo com as intempéries é Jequié, no sudoeste do estado. Por lá, o prefeito Zé Cocá (PP), além de ter cancelado a festa de Réveillon, criticou a Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), pela situação vivida na cidade.

Conforme o gestor jequieense, a Companhia não deu qualquer aviso antecipado sobre aumento de vazão da barragem de Pedra, o que acabou aumentando o nível do Rio de Contas, que corta o município.

"A Chesf tinha obrigação de nos informar que havia o risco de alagamento na cidade. A Chesf nunca nos trouxe essa informação e disse que passou um plano de inundação para os municípios, quando na verdade passou um plano de rompimento de barragem. Acima de 800 metros cúbicos por segundo as águas começam a chegar no centro da cidade e fomos de 1800 para 2.400 em menos de três horas. A Chesf criou um colapso no nosso município", disse ao Jequié Urgente. 

Por sua vez, na manhã de hoje, o governador eleito da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), veio à público detalhar um plano de emergência para reduzir os impactos deixados pelas chuvas que assolam Jequié e  diversas cidades pelo interior.

"Garanto ao povo de Jequié que vamos nos sentar com a Chesf e os prefeitos dos municípios para ver uma saída sustentável. É o terceiro ano consecutivo que isso acontece. (...) Vamos estudar uma situação para que a gente não passe por isso todos os anos", afirmou.

Através das redes sociais, os parlamentares baianos falaram sobre a situação. Além de demonstrar solidariedade para os cidadãos atingidos, afirmaram que tem como meta buscar recursos para ajudar nas reconstrução dos locais mais afetados.

"Me solidarizo com as mais de 188 mil pessoas de 92 cidades da Bahia afetadas pelas fortes chuvas. Estou em contato com prefeitos e na articulação por recursos em Brasília para auxiliar os municípios afetados. Momento difícil e que tem causado sofrimento a milhares de baianos", escreveu o deputado federal, Paulo Azi (União).

"Estamos acompanhando a situação em que se encontra Jequié e mais de 90 cidades da Bahia, devido às fortes chuvas nos últimos dias. São 188 mil baianos afetados. Estamos à disposição para junto ao Governo do Estado, atuar na redução dos danos e para enfrentar esse momento crítico", pontuou por sua vez o também deputado federal, Zé Neto (PT).

"Estou acompanhando a situação das cidades baianas que estão sofrendo com as chuvas. O Gov. da Bahia já entrou com as ações necessárias, unindo as prefeituras, bombeiros, polícia e defesa civil. Também coloquei meu mandato à disposição e estamos atentos p/ ajudar com o necessário", comentou o líder do PT na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) e futuro secretário estadual de Agricultura, Osni Cardoso.

Por último, o líder da oposição na ALBA, deputado estadual Sandro Régis (União), afirmou estar acompanhando a situação e que vem cobrando, do Governo do Estado, uma ação mais eficiente no socorro.

"Minha solidariedade aos moradores dos municípios que estão sofrendo por causa das fortes chuvas e da cheia do Rio de Contas nesse final de ano. Nosso mandato segue acompanhando a situação e cobrando ação mais eficiente do Governo do Estado no socorro às vítimas e aos prefeitos", iniciou.

"Já são mais de 1700 desabrigados, 20 mil desalojados e outros 166 mil afetados diretamente pelos efeitos das enchentes. Infelizmente também já temos registro de um óbito. 92 cidades já foram afetadas e pelo menos 69 estão em Situação de Emergência", concluiu o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp