Política

Deputados comentam discurso de Rui sobre uso obrigatório de máscara: "só não pode voltar lockdown"

Dinaldo Silva/BNews
Governador da Bahia, Rui Costa (PT) falou sobre uso obrigatório de máscara em coletiva na manhã desta segunda-feira (28)  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva/BNews

Publicado em 28/11/2022, às 19h43   Yuri Abreu



Deputados da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) comentaram, na noite desta segunda-feira (28), o discurso do governador do Estado, Rui Costa (PT), acerca da volta do uso obrigatório de máscaras em ambientes fechados, diante do aumento de casos de covid-19 na unidade federativa.

Pela manhã, o petista disse que vai estudar a possibilidade do retorno obrigatório do uso do item de proteção contra a doença.

A expectativa é a de que houvesse um encontro, também nesta segunda, com a equipe responsável pelas estratégias sanitárias. Após isso, o anúncio sobre o assunto deve ser feito nos próximos dias.

Já pela tarde, o Conselho Estadual de Saúde (CES) reencaminhou a Rui, um ofício com orientações dos locais onde o uso da máscara deve ser obrigatório.

Dentre os locais orientados estão: transportes públicos como metrô, ferry boat, ônibus municipais e intermunicipais, rodoviárias e respectivos locais de acesso, embarque e desembarque; aeroportos; universidades e repartições públicas; locais de atendimento ao público; escolas; academias; shoppings centers; hotéis, cinemas; teatros; museus.

Um dos parlamentares que se manifestou a respeito do tema foi o deputado estadual Robinho (União). Para ele, qualquer medida de prevenção a doença é bem-vinda. Porém, fez uma provocação a esquerda quanto a possibilidade de novo "lockdown", como está acontecendo agora, na China.

"Com relação ao uso de máscara, prevenção, evitar problemas (...) isso eu acho importante. Eu só não acho que deve ser feita é aquela coisa do lockdown. Isso eu sou contra. Agora, o que me preocupa, é esse povo da esquerda, daqui a pouco querer fazer o 'fique em casa e a economia a gente resolve depois'. No final, vimos no que foi que deu essa estratégia", disparou o deputado.

Além dele, outro parlamentar que comentou a fala de Rui foi o líder do PT na Casa, deputado estadual Osni Cardoso. Para ele, se o governador teceu a declaração, de fato, é porque, sim, há uma necessidade. "Nós temos dados que começa a preocupar, a exemplo da quantidade de ocupações dos leitos infantis. Acho que temos que estar atentos. Se o governador falou isso, é provável que ele tenha dados para poder avaliar neste tipo de atitude. O governador acertou muito com todas as atitudes em relação a covid", disse o parlamentar.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp