Política

Deputados querem derrubar decreto de Bolsonaro que libera destruição de cavernas

Marcelo Camargo/Agência Brasil
Segundo especialistas, coloca em risco a proteção às cavidades naturais e foi assinada por Bolsonaro  |   Bnews - Divulgação Marcelo Camargo/Agência Brasil

Publicado em 18/01/2022, às 16h26   Fábio Zanni


FacebookTwitterWhatsApp

Os deputados petistas Reginaldo Lopes (MG) e Nilto Tatto (SP) assinam um projeto de decreto legislativo para reverter o decreto de Jair Bolsonaro que autorizou a destruição de qualquer tipo de caverna para construção de empreendimentos de utilidade pública.

A medida, segundo especialistas, coloca em risco a proteção às cavidades naturais e foi assinada por Bolsonaro na quinta (13).

O texto revoga uma regra anterior que garantia a proteção de cavernas classificadas como de grau de relevância máximo e autoriza modificações nas estruturas, desde que haja autorização dos órgãos responsáveis e compensações ambientais.

No entendimento dos petistas, a nova regra tem "óbvio objetivo econômico" como motivo, afronta a Constituição Federal e "põe em risco o patrimônio espeleológico brasileiro".

"O Congresso Nacional tem a obrigação de proteger nosso patrimônio natural aprovando o Projeto de Decreto Legislativo para sustar os efeitos do decreto do governo. Só em Minas Gerais, são mais de 10 mil cavernas que passaram a ser ameaçadas com mais esta irresponsabilidade presidencial", disse Reginaldo Lopes.

Leia mais: 

Bolsonaro diz que isolamento fez pessoas consumirem mais "por causa do auxílio-emergencial"

Comerciante é morto a tiros dentro de mercado central

MP-BA ajuíza operadoras de telecomunicações por compartilhamento indevido de dados

Siga o BNews no Google Notícias e receba os principais destaques do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp