Política

Desconfiança nas Forças Armadas aumenta e partidos diminuem rejeição em quatro anos

Antonio Cruz / Agência Brasil
Desconfiança dos brasileiros nas Forças Armadas aumentou desde que Bolsonaro assumiu a presidência  |   Bnews - Divulgação Antonio Cruz / Agência Brasil

Publicado em 04/07/2022, às 12h18   Redação / BNews


FacebookTwitterWhatsApp

A confiança dos brasileiros nas Forças Armadas registrou queda desde que o presidente Jair Bolsonaro (PL) assumiu o comando do Executivo. O total de 29% dos brasileiros afirma confiar na instituição, há quatro anos o índice era de 21%, um acréscimo de oito pontos no período avaliado. Os dados são de pesquisa “A cara da democracia”, feita por pesquisadores ligados às universidades UFMG, Unicamp, UnB e Uerj.

No entanto, a confiança dos partidos políticos nas Forças Armadas subiu período. As somas de 53% das siglas afirmam não ter rejeição e dão créditos para a instituição. Em 2018, o índice foi de 77% de siglas que não confiavam. No Congresso, o percentual dos que não confiam passou de 54%, em 2021, para 46% este ano.

Conduzida pelo Instituto da Democracia (IDDC-INCT), a pesquisa entrevistou presencialmente 2.538 eleitores em 201 cidades em todas as regiões do país entre os dias 4 e 16 de junho, e foi financiada pelo CNPq e Fapemig. A margem de erro total é de 1,9 ponto percentual, e o índice de confiança é de 95%.

Siga o TikTok do BNews e fique por dentro das novidades.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp