Política

"Dia de justiça", diz Pedro Tourinho em reinauguração de estátua de Mãe Stella de Oxóssi

Joilson César/BNews
A estátua de Mãe Stella de Oxóssi foi reinaugurada nesta quinta-feira (10)  |   Bnews - Divulgação Joilson César/BNews
Daniel Serrano, Catarina Alcântara e Pedro Moraes

por Daniel Serrano, Catarina Alcântara e Pedro Moraes

[email protected]

Publicado em 10/08/2023, às 09h30 - Atualizado às 09h30


FacebookTwitterWhatsApp

Um dos símbolos marcantes da cultura brasileira, a estátua de Mãe Stella de Oxóssi recebeu uma repaginada. Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Salvador reinaugurou a estrutura de uma das mais influentes líderes espirituais do candomblé na Bahia e no Brasil. Presente na avenida que leva o nome da ialorixá, na ligação entre Avenida Paralela e Stella Maris, a estátua carrega o símbolo de combate à intolerância religiosa. 

“É um dia de muita Justiça e muita beleza, a gente traz de volta a imagem de Mãe Stella de Oxóssi para onde ela sempre esteve, firmando nosso compromisso com o tema e religioso, contra a intolerância religiosa, toda a mobilização com favor a cultura africana, ela simboliza tudo isso, esse diálogo, uma grande Ialorixá, é um dia de muita festa mas também justiça”, analisa Pedro Tourinho, secretário de Cultura e Turismo de Salvador (Secult), que esteve no local ao lado do prefeito Bruno Reis (União Brasil).

De autoria do escultor Tatti Moreno, falecido em julho do ano passado, a obra precisou ser refeita após um incêndio em dezembro do mesmo ano. Já o trabalho de reconstrução teve a condução dos filhos de Tatti, os artistas plásticos André e Gustavo Moreno.Na concepção do radialista baiano e presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, esse momento também retrata a memória de Mãe Stella.

“É um momento único que a gente bate contra a intolerância religiosa, contra o racismo, contra a intolerância cultural (...) [São] quatro câmeras instaladas, sete refletores, rondas constantes para que a gente não precise refazer o monumento de novo. A gente tem que lembrar que Mãe Stella além de uma mãe queridíssima, ela é uma intelectual de Salvador, ela é imortal da Academia de Letras da Bahia e está sendo homenageada, escreveu quatro livro, então é uma estudiosa, estamos trazendo de volta a sua memória para Salvador na Bahia”, explica. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp