Feriado / Dia Nacional da Consciência Negra

Vereador detona nova polêmica com Regina Duarte: "Ku Klux Klan"

Divulgação
Atriz causou polêmica no Dia da Consciência Negra  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 22/11/2021, às 16h21   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

A nova polêmica protagonizada por Regina Duarte foi criticada pelo vereador Suíca (PT), da Câmara de Salvador. Em uma audiência pública em Comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra, nesta segunda-feira (22), o edil criticou a atriz.

Leia também:

"Ouvi a Regina Duarte dizer que a gente precisava de ter o Dia da Consciência Branca. Esse dia já temos, que é o dia da criação da Ku Klux Klan, que é basicamente isso", ironizou o edil, que presidiu a Mesa da sessão.

A Ku Klux Klan (ou KKK) é o nome de três movimentos distintos dos Estados Unidos, passados e atuais, que defendem correntes reacionárias e extremistas, tais como a supremacia branca, o nacionalismo branco e a anti-imigração.

"É uma consciência branca que matava os negros, queimavam a sua produção dos EUA, e que está em todos os países. Principalmete no Brasil. É voce ver que a morte de Marielle e quem matou nossos jovens negros", emendou Suíca.

Ainda de acordo com o edil, "isso [o racismo] é um processo programado". "E se a gente não estiver consciente de que isso é programado, estamos fadados ao fim", ressaltou.

Regina Duarte defendeu "Dia da Consciência Branca"

Fora da mídia desde a constrangedora demissão da Secretaria de Cultura do Governo Bolsonaro, Regina Duarte voltou a aparecer ao pedir que também seja celebrado o "Dia da Consciência Branca". A reivindicação acontece logo após o Dia da Consciência Negra, data dedicada à reflexão do prejuízo da escravidão ao povo preto e na construção da nossa sociedade. 

Leia também:

A ex-global compartilhou um vídeo antigo e fora de contexto do ator norte-americano Morgan Freeman. "Ontem, foi comemorado o Dia da Consciência Negra. Quando teremos o Dia da Consciência Branca, Amarela, Parda? Quanto tempo vamos ainda nos vitimizar ao peso de anos, de séculos de dor por culpas antepassadas?", indaga Regina.

Acompanhe o BNews também nas redes sociais, através do Instagram, do Facebook e do Twitter

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp