Política

Dilma é eleita presidenta do Brics por unanimidade; saiba detalhes do mandato e valor do salário

Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil
Dilma Rousseff foi eleita presidenta do Brics em votação unânime  |   Bnews - Divulgação Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil

Publicado em 24/03/2023, às 11h02 - Atualizado às 11h05   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp


Ex-presidenta da República, Dilma Rousseff (PT) acaba de ser eleita para presidir o Novo Banco de Desenvolvimento, o banco do Brics. A instituição é gerida pelos cinco países que formam o bloco: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Os países membros do bloco se revezam na liderança do banco. O mandato de Dilma acaba em julho de 2025.

“Em 24 de março de 2023, o Conselho de Governadores do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) elegeu por unanimidade H.E. Sra. Dilma Vana Rousseff como Presidente do Banco, com vigência imediata, em total conformidade com o Contrato Social do Novo Banco de Desenvolvimento e os procedimentos de eleição do Presidente”, diz nota oficial do NDB.

Dilma ficará no lugar do também brasileiro Marcos Troyjo, indicado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ex-secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais no Ministério da Fazenda de Paulo Guedes, Troyjo estava no posto desde 2020.

Ela assume o comando do NDB em Xangai, com salário superior a R$ 290 mil. A expectativa é de que a posse de Dilma seja na próxima quarta-feira (29), quando a comitiva do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estará na China.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp