Política

Direto de Brasília: Deputado Chico Alencar rebate fala de Zema sobre bloco sul-sudeste

Bnews / Rafael Albuquerque
Segundo Zema, o Nordeste é como uma “vaquinha” que pouco produz.  |   Bnews - Divulgação Bnews / Rafael Albuquerque

Publicado em 08/08/2023, às 17h58 - Atualizado às 17h59   Rafael Albuquerque / Osvaldo Barreto


FacebookTwitterWhatsApp

O deputado federal, Chico Alencar (PSOL) criticou as declarações as declarações do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), que falou da ideia de unir os governadores de Sudeste/Sulpara fazer frente aos estados do Nordeste/Norte. Em bate-papo com a equipe do BNews, o deputado disse que Zema adota discurso separatista. 

"O governador Zema, já em Divinópolis, disse desconhecer Adélia Prado, uma das grandes poetas de Minas Gerais. Agora ele demonstra desconhecer o próprio Estado de Minas, que traz dentro de si o Nordeste. Ele reitera uma fala da aristocracia, separatista, impositiva, uma fala branca e que não tem cabimento do Brasil plural. O nosso destino está atrelado ao Nordeste, somos todos nordestinos. O Zema não quer ser, então que ele vá buscar o seu arianismo tupiniquim fora daqui.

Segundo Zema, o Nordeste é como uma “vaquinha” que pouco produz. “Eu avalio como um profundo desconhecimento do que é o Nordeste e de um preconceito que eu imaginava superado, ainda mais vindo de um governador de um estado tão importante do Brasil, tão querido para nós nordestinos. Minas Gerais tem uma parte que participa do semiárido brasileiro e eu esperava do governador de Minas um pouco mais de visão nacional”, apontou. A

*O repórter viajou para Brasília para cobertura especial dos trabalhos no Congresso Nacional

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp