Política

Direto de Brasília: Parlamentares comemoram criação de bancada e ressaltam importância do Novembro Negro

Beatriz Araújo/BNews
Parlamentares negras falam da importância sobre a criação da Bancada Negra em Brasília  |   Bnews - Divulgação Beatriz Araújo/BNews
Beatriz Araujo e Douglas Santana

por Beatriz Araujo e Douglas Santana

[email protected]

Publicado em 01/11/2023, às 20h00 - Atualizado às 20h00


FacebookTwitterWhatsApp

Para marcar o início do Novembro Negro no Brasil, a Câmara dos Deputados aprovou a criação da Bancada Negra na Casa Legislativa, com a relatoria do deputado baiano Antônio Brito. Após aprovação da matéria nesta quarta-feira (01), o BNews repercutiu o assunto com os parlamentares.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Diretamente de Brasília, a repórter do BNews, Beatriz Araújo, conversou com a deputada federal Talíria Petrone (PSOL). Ela comentou sobre a importância da nova bancada representativa na Câmara dos Deputados, em Brasília, em pleno mês da Consciência Negra.

A gente tem uma bancada negra, que é fundamental para organizar a luta da população negra aqui no Congresso Nacional, na Câmara Federal. O Brasil ainda tem marcas muito explícitas dos quase quatro séculos de escravidão. Mas, também é bancada para fortalecer o que é o saber da população negra, nossa ancestralidade, as produtoras de conhecimento que construíram nossa história. Então é para denunciar, mas também para anunciar esse novo tempo”, ressalta.

Já a parlamentar Benedita da Silva (PT), destacou a necessidade de entender e divulgar o significado do mês da Consciência Negra para sociedade brasileira.

É importante, porque o 20 de novembro é o dia em que nós colocamos a questão de Zumbi dos Palmares, que é um herói brasileiro, ele não é um herói dos negros, é herói de uma história de política brasileira. Onde nós tivemos os quilombos e nesses quilombos ele pôde mostrar para cada um de nós uma sociedade plural, uma sociedade de negros, uma sociedade de brancos e indígenas. E nós agora temos também vários projetos na Casa que diz respeito a tornar o dia 20 de novembro o Dia da Consciência Negra nacional e com feriado”, explica a deputada.

Uma das missões da Bancada Negra é transformar o dia 20 de novembro em feriado nacional, além de garantir a manutenção e criação de novas políticas públicas ao povo negro no Brasil.

É uma batalha que nós estamos fazendo desde o processo constitucional, não conseguimos, mas está na nossa agenda para fazer e divulgar, não só para isso, mas também divulgar o processo. [...] Então nós temos enquanto bancada, nós temos o papel e o dever de resgatar e ter políticas públicas realmente que vão além das ações afirmativas que já temos hoje para a comunidade negra”, finaliza Benedita.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp