Direto de Brasília

Marcos Rogério diz que omissão de CPI sobre respiradores do Consórcio Nordeste é "estelionato cometido contra brasileiros”

Victor Pinto/BNews
Bnews - Divulgação Victor Pinto/BNews

Publicado em 21/09/2021, às 21h55   Victor Pinto* e Lara Curcino


FacebookTwitterWhatsApp

O senador Marcos Rogério (DEM-RO) afirmou nesta terça-feira (21), durante o programa BNews Agora na Piatã FM, que a falta de investigação sobre o caso dos respiradores comprados pelo Consórcio Nordeste que nunca foram entregues é o “maior estelionato cometido contra brasileiros”. 

Leia mais: Ministro faz ataque machista na CPI e passa a ser investigado por omissões da CGU na pandemia

“Uma CPI que foi instalada para investigar o que aconteceu com o dinheiro mandado para os estados e municípios, mas que não investiga isso. Esse caso da Bahia é um caso emblemático. Não só da Bahia, é o caso do Consórcio Nordeste, da compra de respiradores, que envolve servidores públicos, envolve uma operação da Polícia Civil e envolve pessoas que estavam à frente de cargos estratégicos e que praticaram atos que estão recheados de suspeitas. A CPI escolheu não investigar, tentar camuflar algo de muito errado que estava acontecendo. É um caso realmente escandaloso”, afirmou o político em conversa com o editor Victor Pinto. 

Mais cedo, o parlamentar havia dito que tinha provas relacionadas à situação da compra de respiradores pelo consórcio, que provocou um rombo milionário nas contas públicas, mas não deu detalhes do material. “Prefiro não adiantar ainda o que vou apresentar à CPI”.

Rogério é um dos principais defensores do governo Bolsonaro na CPI. A sua atuação no grupo para que exista uma investigação com mais afinco nos Estados, por parte da Comissão, é corroborada também pelo senador nordestino Eduardo Girão (PROS-CE). 

Há tempos, tanto Rogério, quanto Girão, buscam colocar no bando de depoentes pessoas ligadas a política da Bahia ou do Consórcio do Nordeste, a exemplo do ex-secretário da Casa Civil do governo Rui Costa, Bruno Dauster. Este pediu para sair do primeiro escalão do governo após o escandalo da compra fracassada dos respiradores. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp