Política

Duda Sanches acusa Embasa de alagar casas em São Cristóvão

Foto: Reginaldo Ipê/CMS
Vereador alega que a Embasa não calculou impacto de abertura de barragem na região  |   Bnews - Divulgação Foto: Reginaldo Ipê/CMS

Publicado em 22/04/2022, às 12h49 - Atualizado às 13h10   Redação


FacebookTwitterWhatsApp

Vice-presidente da Câmara Municipal de Salvador, Duda Sanches (União Brasil) acusou a Embasa de ter provocado os alagamentos no bairro de São Cristóvão. O bairro passa por momentos de apreensão, com vários moradores ilhados. O motivo foi a abertura da barragem do Rio Joanes. 

“A Embasa não teve nenhuma responsabilidade. Não avisou, não calculou o impacto. As pessoas foram surpreendidas e tiveram suas casas alagadas em locais que isso nunca aconteceu”, apontou. 

Sanches cobrou ainda uma reparação para os moradores. “São famílias que perderam uma vida toda de trabalho com a perda dos seus móveis, carros. Isso precisa ser reparado e com urgência”, exigiu. 

As comportas da barragem Joanes 2, que fica em Mata de São João, na região metropolitana de Salvador (RMS), foram abertas última quinta-feira (21), segundo a Embasa. De acordo com a empresa, a medida foi adotada para garantir a segurança do equipamento, pois reservatório atingiu nível de alerta depois que o nível de água elevou muito, e rapidamente, com as fortes chuvas que caíram na região.

Apesar da trégua dada pela chuva no feriado de Tiradentes, moradores estão enfrentando as consequências do mau tempo em dias anteriores em Salvador. Nos bairros de São Cristóvão e Jardim das Margaridas, os cenários são de casas sendo invadidas pela água e a população sendo transportada em botes e geladeiras.

Os alagamentos na região do Parque São Cristovão e Jardim das Margaridas, causaram uma certa “surpresa”, para a Prefeitura de Salvador, segundo o Secretário de Manutenção de Salvador (Seman), Luciano Sandes. Isso porque a região não tem, historicamente, pontos tão críticos. A explicação, ainda de acordo como secretário, estaria relacionada ao volume de chuva que caiu na região, provocando uma sobrecarga na Barragem Joanes.

“É como se você ligasse uma torneira com um grande fluxo de água para passar em um ralo estreito”, exemplificou o secretário, antes de comentar que a Travessa Acalanto, no Parque São Cristovão, é de responsabilidade da concessionária Bahia Norte, mas que, ainda assim, a Seman tem auxiliado para que em breve seja concluída uma obra para evitar que situações desse tipo voltem a acontecer.

Siga o BNews no Google Notícias e receba as principais notícias do dia em primeira mão.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp