Política

É mais fácil Bolsonaro eleger um presidente do que ele ganhar em 2026, diz ex-ministro

Alan Santos/PR
O ex-presidente é alvo de um inquérito no TSE que pode torna-lo inelegível  |   Bnews - Divulgação Alan Santos/PR
Daniel Serrano

por Daniel Serrano

[email protected]

Publicado em 04/04/2023, às 09h18


FacebookTwitterWhatsApp

O ex-ministro da Casa Civil, o senador Ciro Nogueira (PP), comentou sobre o cenário das eleições presidências de 2026. Em entrevista ao jornal O Globo publicada nesta terça-feira (4), o parlamentar disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) tem mais chances de eleger um candidato em 2026 se ficar inelegível.

Bolsonaro vem sendo investigado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pelas contra as urnas e o sistema eleitoral durante uma reunião com embaixadores. Caso seja condenado, o ex-presidente pode se tornaria inelegível por oito anos.

“Vou ser muito franco: é mais fácil um Bolsonaro injustiçado eleger um presidente do que ele próprio ganhar em 2026. Ninguém vai admitir que um presidente, por conta de injustiça, seja tornado inelegível. Vai facilitar muito o trabalho da oposição se acontecer essa injustiça, mas espero que não aconteça”, disse Ciro Nogueira.

“Quem tem título de eleitor pode ser candidato. Mas acho que a primeira-dama [Michelle Bolsonaro] pode ser uma grande candidata a vice. Ela deve ser a única pessoa no país que se elege senadora nos 27 estados da federação”, acrescentou.

O Instituto Datafolha publicou uma pesquisa nesta terça-feira que mostra que 51% dos eleitores brasileiros defendem que Bolsonaro seja condenado pelas falas contra as urnas eletrônicas.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp