Política

Eduardo Bolsonaro faz exigência a Motta para exercer o mandato nos EUA

Agência Brasil
Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano  |   Bnews - Divulgação Agência Brasil
Rebeca Santos

por Rebeca Santos

Publicado em 29/08/2025, às 06h15



O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) pediu autorização ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), para exercer o mandato nos EUA.

Eduardo está nos Estados Unidos desde fevereiro deste ano. Ele alega que está sendo perseguido politicamente e juridicamente no Brasil.

Entre março e julho, Eduardo tirou uma licença do cargo de deputado para resolver assuntos pessoais. Desde agosto, quando o Congresso voltou do recesso, ele tem faltado às sessões sem justificativa.

Nos EUA, o filho do ex-presidente tem se encontrado com autoridades americanas e é considerado uma influência na decisão do presidente Donald Trump de aumentar impostos sobre produtos brasileiros.

Ele pediu à Câmara dos Deputados que crie formas para ele trabalhar remotamente, como aconteceu durante a pandemia de Covid-19. Eduardo afirma que não vai renunciar ao mandato e que continua atuando como deputado em reuniões nos EUA.

Segundo aliados, ele enviou um documento à Câmara na última quinta-feira (28) explicando que faz "diplomacia parlamentar" ao se reunir com representantes de outros países. Ele também diz que sua permanência nos EUA é "forçada" porque teme ter o passaporte apreendido ou sofrer outras punições no Brasil.

"Essa decisão se mostrou acertada, pois em 20 de agosto a imprensa noticiou meu indevido indiciamento, justamente em razão da atividade parlamentar legítima que exerço no exterior", escreve o deputado.

Classificação Indicativa: Livre

Facebook Twitter WhatsApp Google News Bnews


Cadastre-se na Newsletter do Bnews (Beta)