Educação

‘Sou contra essa politização do retorno às aulas presenciais’, reprova ex-secretário de Educação de Salvador

Arquivo BNews
Barral aponta que estudos comprovaram que houve um retrocesso muito grande no aprendizado   |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 06/05/2021, às 14h49   Márcia Guimarães


FacebookTwitterWhatsApp

Ex-secretário de Educação de Salvador, Bruno Barral afirmou, nesta quinta-feira (6) em entrevista ao BNews, que é inviável aguardar todos os professores se imunizarem contra o coronavírus para que haja a retomada das aulas presenciais. Ele reclama que alguns sindicalistas estão querendo politizar o problema.

A APLB-Sindicato, que representa os professores na Bahia, defende a manutenção das aulas online e que os profissionais da educação só retornem às escolas após receberem a segunda dose da vacina contra a Covid-19.

“Sou contra esse processo de politização do retorno às aulas presenciais. O prefeito Bruno Reis tem tido o maior cuidado com a vacinação dos profissionais da educação. Não vemos em outras capitais do país tamanha eficiência. As escolas estão funcionando com distanciamento, rodízio de alunos, tomando todos os cuidados. Precisamos desse retorno gradual das aulas para recuperar o aprendizado”, defendeu o ex-secretário.

Barral aponta que estudos comprovaram que houve um retrocesso muito grande no aprendizado sem as aulas presenciais. Além disso, ele garante que a prefeitura de Salvador preparou um ambiente seguro e controlado para alunos e professores nessa retomada em meio à pandemia.

Ele acrescenta que mais de 70% das escolas da rede municipal de Salvador passaram por reforma ou reconstrução durante os oito anos da gestão do ex-prefeito ACM Neto. Barral assegura que as intervenções foram de qualidade e as instituições estão aptas para receber os alunos e professores sem oferecer riscos.

O ex-secretário lembra ainda que a escola é um canal de recepção de diversos problemas sociais, onde podem ser identificados se os estudantes estão passando por algum tipo de violência, por exemplo. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp