Política

ELEIÇÃO NA ARGENTINA: Conheça Javier Milei, celebridade da TV candidato à presidência

Divulgação / LibertyCon
Milei é antissistema da direita radical que se projetou na política em 2020  |   Bnews - Divulgação Divulgação / LibertyCon
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 17/11/2023, às 06h56 - Atualizado às 07h00


FacebookTwitterWhatsApp

Javier Milei é um homem de 53 anos que, seis anos antes de se tornar deputado, era o economista-chefe da Corporação América. Foi em 2015 que Milei decidiu sair da anonimidade e levar as teorias econômicas libertárias para a TV local e se tornar conhecido. E isso aconteceu pouco tempo depois, após ser apresentado ao apresentador de televisão Alejandro Fantino.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

O atual candidato à presidência da Argentina passou a chamar a atenção do país por causa das suas ideias provocativas. Entre elas, por exemplo, estavam a extinção do Banco Central, a saída da Argentina do Mercosul, etc. Além disso, o que também deixou os argentinos curiosos foi o seu visual e o seu estilo imprevisível.

Esse sucesso levou Milei ao teatro e às redes sociais, tornando-o um fenômeno do mundo digital, ganhando aos poucos, muitos fãs. Mas isso tem um motivo, a Argentina está mergulhada em uma decadência econômica, com escândalos de corrupção.

Entrada na política

Javier Milei continuou atuando na corporação por alguns anos, até que, em 2021, se elegeu deputado pelo partido que fundou, o Liberdade Avança. Milei tem se mostrado uma pessoa solitária, de poucos amigos e que construiu o partido do zero, chegando mais longe do que qualquer imaginaria. Mas tem algo que é visto como um pecado.

A falta de estrutura de Milei tem sido compensada com a aliança com o ex-presidente Mauricio Macri, mas a convicência entre eles ainda não está clara. Isso porque o canditado não tolera críticas e opiniões contrárias às dele. Apesar disso, ele tem uma relação em rede global com Bolsonaro e Donald Trump, peças importantes na sua história política.

O curioso é que, apenas oito anos depois de ter começado a sua trajetória para se tornar mais conhecido em um programa de TV, a vida de Milei pode mudar totalmente. Isso porque, mesmo com uma legenda sem governadores, prefeitos e com uma bancada considerada ínfima, Javier Milei está disputando com chances reais de se tornar presidente da Argentina.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (16):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp