Eleições

STJ mantém condenação de Isaac Carvalho e Leur fica com vaga na Câmara dos Deputados

Vagner Souza/BNews
Apesar de manter condenação, ministro determinou que TJ-BA faça uma nova dosimetria da pena   |   Bnews - Divulgação Vagner Souza/BNews

Publicado em 27/10/2018, às 11h30   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Nesta sexta-feira (26), o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Joel Ilan Paciornik, julgou o recurso interposto pelo ex-prefeito de Juazeiro, Isaac Carvalho (PCdoB), e manteve sua condenação por desvio de verba na Prefeitura. Assim, o ex-prefeito continua inelegível e o deputado federal eleito Leur Lomanto Jr (DEM) mantém a cadeira na Câmara dos Deputados.

Em sua decisão, o ministro manteve a condenação imposta a Isaac Carvalho, mas determinou que o Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJ-BA) faça uma nova dosimetria da pena, anulando apenas a parte do acórdão relativa à perda de cargo ou função pública.

Com a manutenção da condenação por crime contra a Administração Pública, Isaac Carvalho permanece inelegível com base na Lei da Ficha Limpa, assim não deve assumir o mandato de Deputado Federal. Ele foi condenado pela Justiça em 2015 a um ano, 11 meses e 10 dias de prisão, acusado de cometer ilegalidades com recursos públicos.

Isaac obteve 100.549 mil votos na eleição do dia 7 de outubro e pediu na justiça a validação dos votos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp