Eleições

Eleições 2020: Cinco nomes iniciam disputa pela prefeitura de Santo Amaro

Reprodução/Recôncavo News
Atual prefeito, do PP, tenta reeleição e vai disputar com o PSL e PSD  |   Bnews - Divulgação Reprodução/Recôncavo News

Publicado em 21/11/2019, às 19h55   Aina Kaorner


FacebookTwitterWhatsApp

O município de Santo Amaro, situado a 79 quilômetros de Salvador, no Recôncavo Baiano, tem cinco nomes citados como pré-candidatos nas eleições municipais de 2020.

O atual prefeito Flaviano Bonfim (PP), que vai tentar reeleição, irá enfrentar como adversários políticos o vereador Cesar do Pão (PSL); a professora aposentada e presidente municipal do PSB na cidade, Aninha Melo; a esposa do ex-prefeito, Ricardo Machado (PT), Alessandra Gomes (PSD); e o servidor público aposentado, Miguel Reis (Sem partido).

Cesar do Pão, que foi o candidato a deputado estadual mais votado na cidade, com 6.644 votos, mas não foi eleito, acredita que a população da cidade deseja uma mudança no cenário político. “O ex-prefeito [Ricardo Machado] ficou no poder oito anos. O atual, já tem três anos de mandato e disse que seria diferente, mas foi até pior. A população quer mudança. Essa será a eleição mais importante da cidade. É uma questão de amor próprio, de não dar oportunidade de poder a quem foi desonesto com o povo”, criticou, em entrevista ao BNews.

Professora Aninha Melo (PSB) também crê em um desejo de mudança. “Já fui secretária Ação Social duas vezes, fui diretora do hospital Natividade e adquiri muita experiencia. Estou agora mesmo em uma reunião, apresentando minhas propostas”, disse à reportagem. Ela é esposa do ex-prefeito João Melo, que está inelegível.

A mulher do ex-prefeito Ricardo Machado, que também está inelegível, Alessandra Gomes, avaliou que as denúncias feitas pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) ao companheiro dela não irão prejudicar a campanha. “Meu marido foi um bom gestor e o povo está saudoso. De forma alguma isso vai prejudicar minha campanha. Infelizmente ele passou por esse processo, a gente não entende o porquê, mas serviu como experiência de vida. As pessoas são muito calorosas quando nos veem na rua”, afirmou.

Já o servidor aposentado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Miguel Reis, disse que ainda está escolhendo o partido para ancorar sua pré-candidatura, mas que terá como carro-chefe as questões relativas a saúde e educação. “Já fui vereador duas vezes e estou afastado da política há 20 anos, mas me motivei a voltar por conta da forma como a cidade é gerida nos últimos anos. Estou tentado trazer o DEM para a cidade porque sou de direita. Estamos em negociação, mas só Deus sabe como vai ser”, declarou.

O atual prefeito, Flaviano Bomfim (PP), não se intimida com a concorrência e garante que vai à reeleição convicto da vitória. “Dois ex-prefeitos inelegíveis querem emplacar suas esposas, mas isso não me preocupa. Tenho o apoio de sete partidos e já saio com nove vereadores da base que tiveram votação expressiva. Nunca se fez tanto em obras na história dessa cidade. Dizem que eu não quero largar o osso, mas é porque peguei essa cidade no osso e não vou entregar de mão beijada para nenhum oportunista”, disparou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp