Eleições

Os prós e contras dos 5 favoritos à vice de Bruno Reis

Imagem Os prós e contras dos 5 favoritos à vice de Bruno Reis
BNews fez um levantamento dos prós e contras de cada um dos nomes  |   Bnews - Divulgação

Publicado em 07/01/2020, às 16h01   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), já definiu quem será o seu sucessor. O debate, agora, gira em torno do arco de alianças que irá compor a chapa com ele e do nome que será escolhido para a vice na eleição de 2020.

No momento, cinco despontam como favoritos nas bolsas de apostas: Ireuda Silva (Republicanos), Márcio Marinho (Republicanos), Geraldo Júnior (SD), Leo Prates (Sem Partido) e Irmão Lázaro (PL). O BNews fez um levantamento dos prós e contras de cada um dos nomes que mais aparecem até o momento.

Sabe-se que Bruno procura, preferencialmente, algum nome que agregue votos para a campanha - sobretudo para ganhar a confiança da esquerda baiana - e que seja consenso na base.

Veja a lista de possíveis vices de Bruno até agora:

Ireuda Silva (Republicanos)

O que pesa a favor?

Fontes do BNews informam que Ireuda é o nome desejado por ACM Neto. Além de arrebatar o antigo PRB para sua base, a escolha da vereadora ajudaria na formação de uma chapa semelhante a da campanha vitoriosa carlista em 2012, quando Célia Sacramento ocupou a vice. Na época, Neto precisava de uma mulher negra para conseguir a confiança da esquerda.

O que pesa contra?

O comentário nos bastidores é que a cúpula do Republicanos quer mesmo emplacar Márcio Marinho ao lado do eventual novo prefeito. 

Márcio Marinho (Republicanos)

O que pesa a favor?

O deputado federal goza de credibilidade junto à população, sobretudo após comandar o quadro "Patrulha do Consumidor" na TV, e tem uma grande base evangélica ao seu favor que pode garantir milhares de votos. Além disso, é um homem negro fazendo política na capital mais negra do país.

O que pesa contra?

Não se sabe o projeto que o Republicanos tem para a cidade, mas se sabe que é ambicioso - e ameaça o clã carlista. Marinho, por sua vez, é apontado há muitos anos como pré-candidato a prefeito de Salvador. Será que Neto e Bruno querem correr esse risco?

Leo Prates (Sem Partido, mas indo para o PDT)

O que pesa a favor?

Prates, que ocupa o cargo de secretário de Saúde de Salvador, é ventilado na vice desde o ano passado. Ele tem um bom diálogo com a esquerda e já faz parte do time apelidado de "menudos" de Neto, gozando de ampla confiança.

O que pesa contra?

Os votos de Prates são os mesmos de Bruno: ambos vieram de ACM Neto. Uma dobradinha entre os dois não acrescentaria em nada a chapa e ainda causaria ciumeira na base, já que seria uma chapa pura.

Geraldo Júnior (SD)

O que pesa a favor?

Atual presidente da Câmara Municipal, Geraldo terá a prerrogativa de fazer a dobradinha com Bruno ou de continuar ocupando o atual cargo caso seja reeleito como vereador. Ao escolhê-lo para a vice, o pré-candidato atrairá automaticamente para sua base o SD, MDB, PSC e PTB.

O que pesa contra?

Geraldo assustou o mundo político em 2019 ao fazer um estilo de política mais agressivo. Até onde ele quer chegar? Ninguém sabe. Dizem, inclusive, que ele tem uma relação "tensa" com Bruno. Não se sabe até onde vai a confiança mútua entre os dois...

Irmão Lázaro (PL)

O que pesa a favor?

Líder evangélico de sucesso, Irmão Lázaro já foi apontado como o político mais influente do Brasil nas redes sociais quando foi deputado. Tem penetração forte em diversas igrejas e garantiria muitos votos para Bruno, além de ser um homem negro.

O que pesa contra?

Irmão Lázaro não está em uma sigla forte e só agregaria mesmo sua imagem pessoal para a chapa. Tem teto de votos, além de posturas conservadoras que não são aceitas pela esquerda. Inclusive, é apoiador do presidente Jair Bolsonaro do qual o clã carlista tenta se descolar.

Fotos: Arquivo/BNews

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp