Eleições

Tempo de propaganda e fundo eleitoral do PSD chancelam Eleusa Coronel como vice de Isidório

Montagem BNews
Atualmente, o partido presidido na Bahia pelo senador Otto Alencar tem 36 representantes em exercício na Câmara Federal, de acordo com o site da Casa  |   Bnews - Divulgação Montagem BNews

Publicado em 31/08/2020, às 19h22   Pedro Vilas Boas e Victor Pinto


FacebookTwitterWhatsApp

Eleusa Coronel (PSD) será a vice do deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) na disputa pela prefeitura de Salvador. Apesar do nome tímido, o BNews apurou que a aliança foi selada, principalmente, pelo tempo de propaganda e valor do fundo eleitoral.

De acordo com resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 90% do tempo de propaganda, tanto em blocos quanto em inserções, é proporcional ao número de deputados federais eleitos em 2018. 

No programa em blocos, equivalente a 10 minutos, 10% é igualitário, enquanto o resto é proporcional. Em uma situação de seis candidaturas à prefeitura, por exemplo, o PSD seria o quarto partido com mais segundos: 38,64. Já em inserções, 162,34 segundos. Nessa situação, o Avante teria 9,18 segundos em blocos e 38,58 em inserções.

Atualmente, o partido presidido na Bahia pelo senador Otto Alencar tem 36 representantes em exercício na Câmara Federal, de acordo com o site da Casa.

Segundo a tabela atualizada com a divisão dos recursos do Fundo Especial de Financiamento de Campanha (FEFC) para as eleições 2020, divulgado pelo TSE em junho, o PSD tem R$ 138.872.223,52 da fatia, enquanto o Avante registra R$ 28.121.267,64.

Mudança de imagem

A aliança de Pastor Sargento Isidório com o PSD, que será oficializada na próxima quinta-feira (3), tem relação direta com a mudança de imagem do deputado federal, que tenta deixar para trás a fama de "doido". Otto Alencar, inclusive, é um dos orientadores do pré-candidato do Avante em relação a este tema.

"O presidente do Avante, quase como um pai preocupado com o filho que tem o apelido de doido, ele é quem se preocupou em não dar mais pra eu ser candidato, sair com uma bíblia no braço, bujão batendo uma perna na outra. Ele entende que não dá pra brincar, reuniu várias autoridades e mostrou a intenção de priorizar o partido pra Salvador pela importância que a nossa capital tem. É uma capital negra", disse o próprio Isidório, em entrevista ao quadro Panorama Eleições 2020 no último dia 23.

Na mesma entrevista, o deputado federal também não poupou elogios à esposa do senador Angelo Coronel (PSD). "Ter a doutora Eleusa como candidata à vice, uma pessoa que é preparada pra ser prefeita, ou até governadora, pelo show que ela deu na AL-BA [Assembleia Legislativa], uma Assembleia do carinho...o marido dela, o senador Angelo Coronel, ele pode dizer o que tá na Bíblia sobre doutora Eleusa: uma mulher virtuosa. O doutor Angelo Coronel achou uma mulher que tá ao lado dele, ajudando ele. Seria o melhor dos mundos", afirmou.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp