Eleições

Rui deixa partidos livres para “escolherem projeto político”, mas dá recado à base e indica que podem perder cargos

Dinaldo Silva  / BNews
Declaração foi dada durante entrega da Unidade de Emergência de Pirajá  |   Bnews - Divulgação Dinaldo Silva / BNews

Publicado em 02/09/2020, às 13h03   Nilson Marinho e Tamirys Machado


FacebookTwitterWhatsApp

O governador Rui Costa (PT) deu um recado aos partidos que estão fazendo dobradinha em Salvador, ou seja, são da base do governo estadual e declararam apoio ao candidato a prefeito do grupo oposicionista, Bruno Reis. Ao ser indagado se os partidos perderiam cargos no governo, o chefe do Executivo estadual afirmou que os assessores da gestão têm a confiança dele e se “em algum momento deixar de ter, deixa de ser assessor”

“As pessoas têm que escolher qual projeto que querem seguir, cada um é livre para fazer opção. Não pressiono ninguém, cada um é livre para fazer suas escolhas eu também farei as minhas. Sou livre para escolher meus assessores. Os meus assessores são aqueles que têm integralmente a  minha confiança e se algum momento deixar de ter, deixará de ser meu assessor” , disse,  durante a entrega da Unidade de Emergência de Pirajá, em Salvador, na manhã desta quarta-feira (2). 

Apesar de Rui não citar nomes, dois partidos da base já se colocaram como apoiadores de Bruno Reis: PL e o PDT. Ambos possuem secretaria na gestão estadual. O PDT, presidio por Felix Mendonça comanda a Seagri (Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura) e a Juceb (Junta Comercial do Estado). A sigla, no entanto, no âmbito municipal, conta com o secretário municipal de Saúde, Leo Prates, na gestão de ACM Neto. Segundo apurado pelo BNews, o  PDT  deve indicar a ex-secretária de Promoção Social de Salvador, Ana Paula Matos para compor a chapa majoritária como candidata à vice-prefeita nas eleições 2020. A executiva nacional do partido sinalizou apoio a Bruno Reis.    

O PL, por sua vez, está de malas prontas para o grupo carlista. Em Salvador é presidido pelo deputado federal Abílio Santana. Este já declarou abertamente que marchará com o demista. No âmbito estadual, o comando é do ex-deputado federal José Carlos Araújo. Esse ainda não oficializou se sairá da base de Rui. Atualmente o PL ocupa cargos na gestão, como a direção da Prodeb (Companhia de Processamento de Dados do Estado da Bahia). A Secretaria de Turismo da Bahia também está com Fausto Franco, na conta do PL. Recentemente, Rui Costa fez um movimento para segurar o partido e, em reunião com Abílio Santana ofereceu cargos, o que foi negado, conforme apurado pelo BNews. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp