Eleições

PSB confirma Fabíola Mansur na vice de Denice; Lídice vê "forças do atraso" unidas entre adversários

Divulgação
Governador Rui Costa participou de coletiva de imprensa na tarde desta terça-feira (15)  |   Bnews - Divulgação Divulgação

Publicado em 15/09/2020, às 16h49   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) anunciou o nome da deputada estadual e ex-vereadora de Salvador Fabíola Mansur como pré-candidata a vice-prefeita na chapa liderada pela Major Denice (PT), idealizadora e co-fundadora da Ronda Maria da Penha. A informação foi antecipada pelo BNews na noite desta segunda-feira (14).

A confirmação foi anunciada nesta terça-feira (15), em coletiva de imprensa que começou às 16h, na sede do PSB da Bahia. A presidente estadual do partido, Lídice da Mata (PBS), retirou oficialmente o nome do pleito e acusou adversários, em alusão ao grupo do pré-candidato Bruno Reis (DEM), de concentrar "todas as forças do atraso".

"Não podíamos deixar de nos voltarmos para um projeto que nos fascina. É o momento de unir a cidade em torno de um projeto tendo como centro combater as igualdades sociais e raciais. Um projeto que seja capaz de representar a esperança para as crianças de Salvador", bradou.

Lídice relembrou que foi a única mulher prefeita na história de Salvador e defendeu que agora é a hora de uma mulher negra retomar o comando da cidade. A deputada ainda seguiu com elogios a Rui Costa e destacou as ações de combate ao coronavírus no Estado. "Defender a vida é a primeira obrigação do gestor", ressaltou.

O evento contou com as presenças do governador Rui Costa (PT), do senador Jaques Wagner (PT), do presidente estadual do PT Éden Valadares, e dos vereadores Silvio Humberto e José Trindade, ambos do PSB.

Fabíola Mansur de Carvalho, 57, é médica formada pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Possui especialização em Oftalmologia pelo Hospital Edgard Santos – HUPES, especialização em Doenças Externas da Córnea pelo Instituto Bascom Palmer Eye, (Miami – Estados Unidos) e um MBA de Gestão em Saúde pela Fundação Getúlio Vargas. Ex-vereadora da capital baiana, Fabíola Mansur foi eleita por duas vezes deputada estadual.

Popularidade alta
Lídice desiste da corrida eleitoral com popularidade em alta - maior, inclusive, que a da própria Denice, segundo pesquisa Real Time Big Data divulgada pela RecordTV Itapoan na última sexta-feira (11). 

No levantamento estimulado, ou seja, quando os nomes foram apresentados ao entrevistado, Bruno Reis apareceu com 33%, Sargento Isidório (Avante) com 12%, Lídice da Mata com 10%, Olívia Santana (PCdOB) com 6%, Major Denice com 5%, Cezar Leite (PRTB) com 4%, Bacelar (PODE) e Hilton Coelho (PSOL) com 1% cada e Celsinho Cotrim (PROS) não pontua. Brancos e nulos somam 18% e não opinaram 10%.

O Instituto RealTime Big Data ouviu 1.000 entrevistados, entre os dias 8 e 10 de setembro. Com uma margem de erro de 4 pontos percentuais, a pesquisa tem nível de confiança de 95%. Ela foi registrada com o número BA 04134/2020. 

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp