Eleições

Candidatos à prefeitura de Salvador lamentam cancelamento de debate na TV Itapoan: "Afeta a democracia"

Arquivo BNews
O debate em Salvador estava marcado para ocorrer nesta quinta, às 22h. Porém, o debate no segundo turno está mantido, programado para ocorrer em 21 de novembro  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews

Publicado em 06/10/2020, às 19h34   Redação BNews


FacebookTwitterWhatsApp

Candidatos à prefeitura de Salvador nas eleições deste ano lamentaram o cancelamento do debate eleitoral que seria realizado na Record TV Itapoan nesta quinta-feira (6). Seguindo determinação nacional, a emissora alega que não foi possível garantir a realização do debate com as medidas de prevenção contra o novo coronavírus.

"Eu fico muito entristecido. Isso afeta a democracia, desestabiliza o debate político. O debate é um dos momentos mais importantes pra campanha eleitoral, pra que a sociedade veja, em tempo real, as propostas de todos políticos ao mesmo tempo", lamentou o candidato Celsinho Cotrim (PROS), em entrevista ao BNews.

Já o deputado federal Bacelar (Podemos) sugeriu que o Congresso agisse contra esse tipo de situação. "Eu sinto que quem perde é a democracia, o cidadão, o telespectador. Televisão é uma concessão do Estado e tem que estar a serviço da sociedade. Se essa prática continuar a se repetir, cabe ao Congresso estudar mecanismos pra evitar esse abuso que acaba beneficiando alguns candidatos", afirmou o candidato, em conversa com a reportagem.

O debate em Salvador estava marcado para ocorrer nesta quinta, às 22h. Porém, o debate no segundo turno está mantido, programado para ocorrer em 21 de novembro.

"O cancelamento de debates é um prejuízo para o processo eleitoral, pois impede a comparação, pela população, das propostas dos candidatos que colocam-se à disposição para governar Salvador. A candidata acredita que é preciso manter todas as regras sanitárias devido à Covid-19, contudo também aponta que existem formas e protocolos definidos para garantia da segurança das pessoas", diz um trecho da nota da assessoria da candidata Major Denice Santiago (PT).

O candidato bolsonarista Cézar Leite (PRTB) sugeriu que as emissoras realizem entrevistas e sabatinas individuais.

"Lamentamos que mais uma oportunidade de apresentar nossas propostas e falar diretamente com o eleitor seja cancelada. Primeiro sofremos particularmente com o corte deliberado de algumas emissoras, agora com as restrições da pandemia. Sugiro às emissoras, no sentido de salvaguardar o interesse do eleitor, darem aos candidatos a chance de realizar entrevistas e sabatinas individuais dentro de suas programações, respeitando a isonomia", disse, por meio de nota enviada ao BNews.

Postulante mais bem posicionado do grupo do governador Rui Costa (PT), o deputado federal Pastor Sargento Isidório (Avante) disse apenas respeitar a decisão da Record. Já Rodrigo Pereira (PCO) não quis se posicionar.

Bruno Reis (DEM), Hilton Coelho (PSOL) e Olívia Santana (PCdoB) foram procurados pela reportagem, mas, até a publicação desta matéria, não enviaram um posicionamento.

Matérias Relacionadas

Record e CNN Brasil anunciam cancelamento dos debates eleitorais no primeiro turno

TV Itapoan oficializa cancelamento do debate entre candidatos à prefeitura de Salvador no primeiro turno

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp