Eleições

IRDEB se posiciona sobre exclusão de Rodrigo Pereira e Cezar Leite de debate na TVE Bahia

Arquivo
Foram convidados apenas candidatos de partidos e coligações com representatividade partidária no Congresso Nacional  |   Bnews - Divulgação Arquivo

Publicado em 15/10/2020, às 18h47   Henrique Brinco


FacebookTwitterWhatsApp

O Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB) enviou nota ao BNews após o Partido da Causa Operária (PCO) criticar a TVE Bahia por não convidar o candidato Rodrigo Pereira para o debate que será exibido no próximo dia 24 de outubro. O postulante alega que, por ser uma emissora pública, tem o direito de ser convidado para o encontro promovido pelo canal. A emissora, todavia, justifica que se baseou na legislação para fazer os convites.

"O IRDEB informa que apesar das restrições causadas pela pandemia do COVID-19, em comparação com as eleições municipais de 2016, ampliou de um para três debates eleitorais entre os candidatos as prefeituras já que além de Salvador realizará entre candidatos de Feira de Santana e Vitória da Conquista. Desta forma contribui para que quase 3 milhões de eleitores baianos - dos três maiores colégios eleitorais do estado - tenham acesso aos debates através da TVE e Rádio Educadora FM e sua redes sociais (Youtube, Facebook e Twitter). Isso demonstra que o IRDEB valoriza a importância dos debates para a democracia no ano em que outras emissoras de Salvador cancelam seus debates", diz a nota do instituto. 

"Para os debates na TVE e Rádio Educadora foram convidados aqueles candidatos de partidos com representação no Congresso Nacional, de, no mínimo, cinco parlamentares, conforme Art. 46 da Lei das Eleições – Lei nº 9.504. O critério estabelecido segue a lei e vale para todos os três debates. Somados serão 20 candidatos de diferentes partidos participando dos três debates. Não há outro critério que não o que a lei estabelece como obrigatório. Cabe ao Congresso Nacional estabelecer eventuais alterações na legislação que devem ser cumpridas pelas emissoras", completa a nota.

A TVE e a Rádio Educadora FM realizam três debates eleitorais entre candidatos a prefeitura de Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista, respectivamente nos dias 24 de outubro, 31 de outubro e 7 de novembro, sempre às 18h30. É a primeira vez que a TV e rádio pública da Bahia realizam debates entre candidatos a prefeitos em outras cidades para além da capital. Os debates terão 2 horas de duração e serão transmitidos, simultaneamente, pela TVE e Rádio Educadora FM. O debate entre os candidatos em Vitória da Conquista será exibido também pela TV e Rádio UESB. Caso ocorra segundo turno em algum dos municípios baianos as emissoras anunciaram que realizarão debates.  

Em Salvador, foram convidados para o debate no primeiro turno os candidatos Bruno Reis (DEM), Pastor Sargento Isidório (Avante), Olívia Santana (PCdoB), Major Denice Santiago (PT), Bacelar (Podemos) e  Celsinho Cotrim (Pros).

Leia também: PCO critica TVE Bahia por excluir Rodrigo Pereira de debate: "Emissoras públicas têm função social"

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp