Política

Eleições 2024: Augusto Castro vai buscar feito inédito em Itabuna, onde ninguém fez dois mandatos em sequência

Foto: Reprodução/Instagram/@augustocastro_oficial
Itabuna nunca reelegeu um prefeito consecutivamente e Augusto Castro tentará mudar essa história  |   Bnews - Divulgação Foto: Reprodução/Instagram/@augustocastro_oficial

Publicado em 01/03/2023, às 05h30   Vinícius Dias


FacebookTwitterWhatsApp

Há pouco mais de dois anos, Augusto Castro (PSD) tomava posse como prefeito de Itabuna após vencer as eleições com quase 41 mil votos, vencendo o Capitão Azevedo - ex-prefeito da cidade, à época filiado ao PL. No ano que marca a véspera de uma nova eleição, ainda há poucas certezas no município, um dos principais no sul do estado. Uma delas é que Augusto vai tentar recondução ao cargo.

Itabuna tem um tabu histórico: nenhum candidato conseguiu se reeleger no município. Fernando Gomes venceu cinco eleições - nenhuma delas de maneira consecutiva.

O prefeito está bem avaliado e chega ao seu penúltimo ano de gestão depois de ter enfrentado situações sensíveis como as fortes chuvas do final de 2021, avassaladoras para diversos municípios baianos, e também a aprovação da busca do empréstimo de 30 milhões de dólares em fundo internacional para bancar obras estruturantes na cidade.

A vice-prefeitura se tornou um tema nos últimos dias após os encontros dos deputados federais Lídice da Mata (PSB) e Antônio Brito (PSD) - que ventilaram a possibilidade de uma parceria entre as duas legendas para a disputa da Prefeitura de Salvador, e que também pode se ampliar para o interior da Bahia.

Com isso, também foi especulada a possibilidade de Zé Alberto (PSB) ser lançado à vice de Augusto. A possibilidade de Enderson dos Santos, o Guinho (União Brasil), repetir a parceria no município é remota: os dois romperam em outubro do ano passado, com Guinho apoiando ACM Neto (União Brasil) na eleição para o governo do Estado enquanto Augusto apoiou Jerônimo Rodrigues (PT), atual governador.

À época, Guinho se queixou de isolamento promovido por parte de Augusto dentro da estrutura do município. Ele pode ser um dos nomes na disputa contra Augusto.

Oposição
Você pode se perguntar, portanto: e do outro lado, como estão os cenários. Ainda é nebuloso, mas há indícios de que alguns nomes novos podem aparecer no tabuleiro. Um deles é o do ex-zagueiro Marcone Amaral (PSD), ex-prefeito de Itajuípe em duas oportunidades. No entanto, o problema partidário é um empecilho óbvio.

A história de que ninguém se reelege na cidade é um dado que anima a oposição que hoje parece ter no médico Isaac Nery (Republicanos) um dos seus postulantes.

Derrotado nas eleições de 2020 contra Augusto, o Capitão Azevedo é outra aposta que não pode ser ignorada. Prefeito da cidade por duas ocasiões, o ex-policial militar também ficou pelo caminho na disputa por uma vaga na Assembleia Legislativa, somando menos de 12 mil votos nas últimas eleições. Pode voltar a busca por um lugar ao sol no município que o projetou politicamente.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp