Política

Eleições 2024: presidente do PT abre o jogo sobre composição de chapa

Arquivo BNews / Roberto Viana
Èden Valadares se manifestou sobre especulações do PT indicar uma mulher para compor chapa com Geraldo Jr  |   Bnews - Divulgação Arquivo BNews / Roberto Viana
Tácio Caldas

por Tácio Caldas

[email protected]

Publicado em 29/09/2023, às 08h55 - Atualizado às 09h02


FacebookTwitterWhatsApp

O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) em Salvador, Éden Valadares, deu declarações contundentes, após uma possível mudança de postura do PT na capital vir à tona. Para ele, a situação que circula nos bastidores da política soteropolitana, é normal, mas não procede, sendo algo relacionado à 'ansiedade' e à 'especulações'.

Fizemos um processo interno de muita unidade - municipal, estadual e nacional - respeitando todas as postulações, mas apresentando um nome e uma tese. O nome é o do companheiro Robinson, deputado estadual, foi federal e secretário de Estado e a tese é a de que o PT [...] tem uma largada mais densa por ter sete vereadores de mandato em Salvador, ter as maiores votações para deputado estadual e federal na última eleição, e uma presença política forte, histórica e enraizada na cidade”, afirmou Éden.

Essa declaração do presidente estadual do PT acontece porque, nos bastidores da política soteropolitana, há uma ideia de que o nome de Robinson Almeida (PT) pode ser 'retirado' da corrida eleitoral de 2024. Essa situação poderia acontecer devido a uma falta de entusiasmo com o nome indicado pela 'Força do 13'.

De acordo com uma apuração do BNews, caso ocorra essa desistência, a sigla seguirá buscando o protagonismo na campanha eleitoral de 2024. Isso porque existe a possibilidade do PT tentar ocupar o cargo de vice na composição da chapa. Neste caso, o nome mais ventilado é da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades), Fabya Reis (PT). Inclusive, o vice-governador Geraldo Jr (MDB), também se manifestou sobre o caso e elogiou a secretária.

Apesar da polêmica, Éden Valadares destacou que essa é uma situação comum. "É natural que a ansiedade cresça e as especulações também. Toda hora sai uma suposição aqui, outra acolá", disse o presidente. Valadares ainda pregou a união dos partidos da base do governador Jerônimo Rodrigues (PT).

Seguimos com maturidade buscando a união do grupo do governador e do Presidente Lula. [...] Seguimos respeitando todos os partidos, suas lideranças e confiamos muito na capacidade de condução do governador Jerônimo Rodrigues", finalizou o presidente do PT Bahia.

Assista ao Radar BNews da última quinta-feira (28):

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp