Política

Eleições 2024: Saiba quem são os deputados cotados para disputar prefeituras na Bahia

Divulgação / Alba
Alguns deputados já manifestaram o interesse pelos cargos  |   Bnews - Divulgação Divulgação / Alba
Luana Neiva

por Luana Neiva

[email protected]

Publicado em 23/01/2024, às 17h17 - Atualizado em 28/02/2024, às 13h52


FacebookTwitterWhatsApp

Com a chegada das eleições municipais deste ano, alguns deputados estaduais baianos já manifestaram o interesse em se candidatar a prefeitos em cidades do interior da Bahia.

Inscreva-se no canal do BNews no WhatsApp

Para a preparação, os políticos já estão se reunindo com as suas bases o que pode causar uma enorme 'ausência' dos parlamentares na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) durante. 

O BNews fez um lavantamento sobre os parlamentares que são cotatos ou que já lançaram suas pré-candidaturas. Veja a lista:

Diego Castro

O deputado Diego Castro (PL) está sendo cotado para ser vice-prefeito do pré-candidato Capitão Alden (PL) em Feira de Santana (BA). Inclusive, eles teriam apoio expressivo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Leandro de Jesus

O deputado estadual Leandro de Jesus (PL) é pré-candidato à prefeitura de Lauro de Freitas, Região Metropolitana de Salvador.
"Eu nasci em Salvador, mas tenho raízes em Lauro de Freitas. Apesar de serem cidades-irmãs, a gente sabe que cada uma tem, politicamente, as suas especificidades sobre a questão das políticas públicas (...) Então, de fato, eu defendo que haja sim um projeto para Salvador. Salvador tem que ter um projeto do PL, bem como também Lauro de Freitas precisa sim de um projeto do PL. Lauro de Freitas precisa ser resgatada, precisa ser salva. Então, eu me coloco à disposição para esta missão", afirmou ele.

Pablo Roberto

O deputado estadual Pablo Roberto (PSDB) confirmou em entrevista à imprensa a sua pré-candidatura em Feira de Santana, cidade do interior da Bahia.

"Nós já fizemos, inclusive, o nosso pré-lançamento, que aconteceu há aproximadamente 30 dias. Agora, é um movimento que nós vamos dar continuidade, conversando com os partidos e com as lideranças”, disse ele.

Pancadinha

Apesar de ainda não ter uma confirmação oficial, o deputado Fabrício Pancadinha (SD) é um dos nomes cotados para ser pré-candidato em Itabuna. Ele frisou que esse é um pedido de grande parte da população.

Raimundinho da JR

O deputado estadual Raimundinho da JR (PL), que confirmou o nome dele como pré-candidato ao pleito municipal de 2024 em Dias D’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS). "Eu coloquei meu nome, mais uma vez, como pré-candidato a prefeito de Dias D'Ávila, para mostrar que a cidade tem jeito”.

Ricardo Rodrigues

O deputado Ricardo Rodrigues (PSD) também está cotado para ser pré-candidato à prefeito de Irecê, cidade há cerca de 9km de distância de Salvador. Ele já foi eleito prefeito de Lapão, outro município baiano. 


Robinho

Por fim, o deputado Robinho (União Brasil) está se caminhando para uma pré-candidatura à prefeito de Mucuri, localizado no sul da Bahia, já que o atual chefe do executivo municipal parece não desejar seguir no comando da cidade.

Eduardo Alencar

O deputado estadual que já foi prefeito de Simões Filho, Região Metropolitana de Salvador, irá concorrer novamente as eleições para voltar o comando da cidade.

Cláudia Oliveira 

A deputada estadual Cláudia Oliveira (PSD) ensaia uma nova pré-candidatura para retornar à Prefeitura de Porto Seguro, cidade que já governou por dois mandatos.

"Eu estou como deputada estadual, estou em um mandato exitoso, que nós estamos trabalhando muito por nossa região, a qual eu fui votada. Cada coisa no seu tempo. O meu nome está liderando as pesquisas que as pessoas fazem, que os sites fazem e também a gente sabe o que o Governo do Estado está fazendo. Eu sou Cláudia Oliveira, não sou Cláudia Raia e não fujo da raia. Eu estou aberta. Se o povo me chamar, logicamente, estarei lá para cuidar da cidade por mais um mandato", disse ela ao BNews.

Eures Ribeiro 
O deputado estadual Eures Ribeiro (PSD) anunciou na segunda-feira (26), a sua pré-candidatura à Prefeitura de Bom Jesus da Lapa. Segundo o parlamentar, a decisão representa um sacrifício, especialmente diante das oportunidades para concorrer a uma vaga como deputado federal na próxima eleição.
Roberto Carlos 

O deputado estadual Roberto Carlos (PDT) anunciou que a sua desistência a vaga de conselheiro no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e que concentrar seus esforços na pré-candidatura para prefeito de Juazeiro.

"Com um olhar voltado para o futuro de Juazeiro, opto, momentaneamente, por não concorrer à vaga no TCM. Este é um passo crucial para contribuir de forma mais direta e efetiva com o progresso do meu amado município. Agradeço sinceramente aos parlamentares baianos que manifestaram apoio e simpatia ao meu nome, assim como aos valorosos correligionários do PV", disse Roberto Carlos.

Classificação Indicativa: Livre

FacebookTwitterWhatsApp